domingo, 27 de junho de 2021

Prefeito Reginaldo recebe visita do deputado Rodrigo de Castro que leva benefícios para Jaíba

JAÍBA -- Em visita à cidade de Jaíba na semana passada, o deputado federal Rodrigo de Castro foi recebido pelo prefeito Reginaldo Silva e lideranças locais e pôde conhecer de perto a estrutura da CentralJai e as atividades desenvolvidas pelo Banco de Alimentos, da prefeitura de lá, em parceria com a Emater e recursos da Conab.

Diante da relevância dos serviços prestados pelo “Programa Banco de Alimentos”, o deputado anunciou a liberação de R$ 550 mil reais, para manutenção das atividades, que ele considera de essencial importância para as famílias carentes de Jaíba e de todo o Norte de Minas.

Na oportunidade, o deputado Rodrigo de Castro e o prefeito Reginaldo Silva, acompanhados por vereadores, secretários e lideranças visitaram também três escolas em construção no município, tendo o deputado anunciado a liberação de recursos para construção de uma quadra poliesportiva para a Escola Rosângela Campos.

Ainda durante aquela importante visita do deputado, que tem feito grandes investimentos em Jaíba, eles estiveram em Mocambinho, onde foi entregue ao DIJ (Distrito de Irrigação do Jaíba) uma Patrol, para melhorias e conservação das estradas do Projeto Jaíba.

O prefeito Reginaldo Silva junto ao deputado Rodrigo de Castro e lideranças se reuniram com o diretor do DIJ, Marcos Medrado, com o presidente do Conselho, Zé Valci e produtores, ouvindo suas demandas sobre a instalação de uma usina de energia fotovoltáica, que irá baratear os gastos com energia elétrica para o produtor.

O deputado se dispôs a ajudar junto aos órgãos competentes para tentar viabilizar o projeto. Visitaram, ainda, várias obras em execução com recursos destinados pelo deputado. 

“Hoje foi um dia feliz e muito proveitoso para toda a população de Jaíba. Estamos a cada dia mais animados em buscar mudar a vida de toda nossa Jaíba, com parcerias e empenho de toda nossa equipe vamos buscar uma cidade cada vez melhor para se viver”, disse o prefeito Reginaldo Silva.







sábado, 26 de junho de 2021

Mais da metade da população janaubense acima dos 18 anos já foi vacinada

JANAÚBA -- Mais da metade da população de Janaúba acima dos 18 anos de idade já recebeu a primeira dose de imunizante contra o novo coronavírus. Essa marca foi atingida nessa sexta-feira, dia 25 de junho, ocasião em que 810 cidadãos deste município foram vacinados. Com isso, a cobertura vacinal em Janaúba alcançou a marca de 51,42% em se tratando da aplicação da primeira dose.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Janaúba, 25.710 cidadãos deste município se encontram vacinados com a primeira dose da vacina. Conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, estão inseridos para a imunização o público acima dos 18 anos seguindo os grupos prioritários. 

Janaúba teria em torno de 50 mil habitantes acima dos 18 anos (a população seria na ordem de 72 mil com base na estimativa anual do IBGE), segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral. Considerando o PNI, público alvo da imunização contra a Covid-19 em Janaúba seria 50 mil habitantes. Sendo assim, mais da metade desses moradores já recebeu a primeira dose do imunizante.

Nessa sexta-feira, 25, pelo menos 810 cidadãos janaubenses foram vacinados com a primeira dose, dos quais 247 caminhoneiros, 358 pessoas na faixa etária de 50 a 54 anos, 126 cidadãos na faixa etária de 55 a 59 anos e 54 lactantes (nesse momento, o Ministério da Saúde autorizou a vacinação em mães que amamentam bebês de até seis meses de idade).

Em Janaúba, a vacinação abrange a população acima dos 50 anos (sem comorbidade), profissionais da Saúde, da Educação (atuando no município), cidadãos acima dos 18 anos que tenham comorbidades, pessoas em situação de rua, integrantes de comunidade quilombola, profissionais que atuam na limpeza pública e na coleta seletiva, caminhoneiros, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebês nos últimos 45 dias) e lactantes em período de amamentação de bebê com até seis meses de idade.

A vacinação contra a Covid-19 acontece normalmente de segunda-feira a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no período de 8h às 11h e de 13h às 16h. No ato da vacinação é preciso apresentar o cartão do SUS, documento de identidade com foto, comprovante de residência. No caso de lactante, apresentação de documento que comprove o nascimento do bebê e a condição de amamentação. Qualquer dúvida pode ser esclarecida perante a equipe de aplicação da vacina e com a equipe da unidade de saúde.



segunda-feira, 21 de junho de 2021

Acijan e Sebrae realizam encontro de encerramento da primeira turma do Programa Ali

JANAÚBA -- O Programa ALI é uma iniciativa do Programa Brasil Mais para tornar os pequenos negócios mais produtivos, aumentando o seu faturamento ou reduzindo custos por meio da inovação. Participaram do encontro empresários/gestores de 21 empresas que receberam, gratuitamente, orientações com foco no aumento de suas produtividades e competitividade durante quatro meses. Participaram da primeira turma as empresas: •  Academia 3F, Clínica Bom Sorrir, Casa dos Parafusos, Contagromed, D’ Tudo  Acabamentos, Exata Imóveis, Exerciclo, Gás Norte,  Drogaria União, Flora Produtos Naturais e Confiserie, JR soluções em segurança eletrônica,  Luchesse Comunicação e Marketing, MM Pneus, Norte Line Telecomunicações, Odontocompany,  Ótica Serra Geral, Podium Motos, Renergy Energia Solar, Santana, Só Lok Equipamentos e VR Pré- Moldados.

As empresas da segunda turma iniciarão suas atividades a partir do próximo dia 28 de Junho e, se você é associado da Acijan e deseja aumentar a sua produtividade e competitividade, se inscreva para participar da turma 3.



quinta-feira, 17 de junho de 2021

Município janaubense, e todo o Norte de Minas, de volta à Onda vermelha

JANAÚBA -- O novo Decreto Municipal publicado nesta quarta-feira, dia 16, pelo município janaubense, impõe regras de combate e enfrentamento ao contágio pelo Novo Coronavírus (Covid-19) e entrou em vigor na data de ontem, dia 16, seguindo o que determina o Comitê Extraordinário Covid-19.

O funcionamento de quaisquer atividades econômicas, assistenciais, culturais e religiosas está permitido apenas entre 05 e 23 horas, desde que respeitadas todas as regras sanitárias contidas no Decreto Municipal. Restaurantes, bares, lanchonetes e similares estão autorizados a funcionar, no mesmo horário, desde que, também, respeitadas todas as regras sanitárias, dentre elas, o máximo de quatro cadeiras. Igrejas e templos religiosos podem funcionar com 50% da capacidade. Academias, atividades físicas e desportos estão permitidos, desde que obedecidas as regras sanitárias do Decreto.

Ficam autorizados os eventos até 23 horas, desde que não excedam o limite de até 30 pessoas e atenda às regras sanitárias específicas.

FESTA JUNINA -- Pelo novo Decreto fica proibida a realização de festas juninas em vias públicas e as comemorações em locais particulares estão permitidas, mas somente até às 23 horas, respeitando o limite de até 30 pessoas.

Velórios poderão acontecer com o máximo de 30 pessoas, podendo haver o revezamento de pessoas.

SHOWS -- Fica proibido o funcionamento de clubes recreativos e de serviços, shows artísticos e apresentações musicais, casas de festas e eventos. As atividades essenciais, como instituições financeiras, devem respeitar as regras sanitárias relativas à onda vermelha e criar medidas que proporcionem conforto, segurança e proteção aos clientes.

No caso de descumprimento das regras impostas no Decreto, o infrator está sujeito a penalidades, como multa e suspensão de alvará.

O município poderá regredir ou avançar de onda a qualquer momento por determinação do Governo do Estado por deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19.



quarta-feira, 16 de junho de 2021

Câmara aprova Censo Inclusão

JANAÚBA -- Foi aprovado na última reunião ordinária da Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº. 031.2021, que institui o Censo Inclusão para a identificação do perfil socioeconômico das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, de autoria do vereador Ramon Alexandre Araújo. De acordo com o projeto, por meio do cadastro será possível descobrir quem é, onde estão, e qual a deficiência de cada pessoa. Após detectar a demanda existente, poderá desenvolver políticas públicas voltadas a essas pessoas e melhor administrar as já existentes.

Ainda, segundo a lei, os dados coletados para o Censo Inclusão serão organizados em cadastro acessível ao público, na sede do órgão municipal responsável pela coordenação das atividades relativas às pessoas com deficiência e no site oficial da Prefeitura de Janaúba na internet.

O vereador Ramon Alexandre, autor do projeto, deu todo crédito ao jovem Matheus Lopes, dizendo que, “Na condição de vereador eu quem assino pelo projeto, mas a ideia foi toda dele. Todo mundo conhece o Matheus aqui na Câmara, ele é um jovem atuante e muito participativo e deixo aqui a minha gratidão pela brilhante ideia”, disse ele.  

Com o projeto aprovado, o município poderá estabelecer ações, convênios e parcerias com órgãos públicos, universidades e entidades sobre a importância do programa. Para que aconteça a verdadeira inclusão social das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em todas as dimensões sociais.



Presidente do Tribunal Regional Eleitoral inaugura Zona Eleitoral de Jaíba

JAÍBA -- “Hoje o município de Jaíba dá mais um passo importante em sua história”. Com essas palavras o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Alexandre Víctor de Carvalho deu inicio à cerimônia de inauguração da 63ª Zona Eleitoral de Jaíba. O presidente esteve acompanhado dos desembargadores Nelson Missias de Moraes e Ramon Tácio. O Cartório Eleitoral funcionará na Rua Amândio José de Carvalho, 47, no Centro Comunitário.

O Prefeito de Jaíba, Reginaldo Silva recepcionou os convidados, que contou com as presenças do juiz da Comarca de Manga, Paulo Vitor; De Jaíba, Juliano Martins Brito; Promotora Jéssica Lino Campos; prefeito de Matias Cardoso, Maurélio Santos; Representantes das Polícias Civil e Militar; Lideranças e autoridades locais. A nova Zona Eleitoral responderá pelas cidades de Jaíba e Matias Cardoso, abrangendo aproximadamente 30 mil eleitores.
Segundo o desembargador Alexandre Victor, a instalação desta Zona Eleitoral em Jaíba é resultado de uma grande luta, que teve o empenho de um grande amigo da Jaíba, o desembargador Nelson Missias, tendo sido necessário remanejar uma Zona Eleitoral do Triângulo Mineiro para atender Jaíba.

Para o prefeito Reginaldo Silva, este é um momento de comemoração para o município, com Jaíba mostrando a sua importância e consolidando seu desenvolvimento regional.











terça-feira, 15 de junho de 2021

Janaúba inicia vacinação para a faixa etária entre 59 e 55 anos

JANAÚBA -- A Prefeitura de Janaúba, por meio da sua Secretaria Municipal de Saúde, deu início hoje, terça-feira, dia 15 de junho, à aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 na população com idade entre 59 e 55 anos. A imunização deste público ocorrerá paralelamente à vacinação dos profissionais da educação e catadores de materiais recicláveis.

A escala é a seguinte: Hoje, terça-feira, 15, é dia dos cidadãos de 59 anos receberem a vacina. Amanhã, quarta-feira, dia 16, serão imunizados os adultos de 58 anos. Na quinta-feira, dia 17, a população de 57 anos; Na sexta-feira, dia 18, receberão a vacina os janaubenses de 56 anos. Inclusive o prefeito José Aparecido que será vacinado neste dia. Já no sábado, dia 19, os adultos de 55 anos. A vacinação da população por faixa etária ocorrerá em todas as unidades de saúde (UBS) de 08 às 16 horas.



segunda-feira, 14 de junho de 2021

Em reunião virtual, prefeito de Jaíba consegue benefícios para produtores rurais

 JAÍBA -- Em reunião virtual com o deputado estadual Tadeuzinho e com a participação da secretária de Meio Ambiente de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo, o prefeito de Jaíba, Reginaldo Silva pôde tratar de pautas importantes para o município de Jaíba, além de falar sobre a destinação do lixo da região da Serra Geral de Minas e a regulamentação ambiental de parte do Projeto Jaíba. 

Na oportunidade, ele solicitou da secretária, mais uma célula para o aterro sanitário de Janaúba, para receber o lixo de toda a região da Serra Geral e eliminar, de vez, com os lixões existentes nos 16 municípios que compõem a nossa região.

Também aproveitou para pedir o apoio do Estado para destravar os empreendimentos no Projeto Jaíba, que foram travados por se enquadrar na Lei da Mata Seca, onde muitos produtores quiseram fazer a exploração de suas áreas e receberam multas milionárias. 

“Conseguimos abrir um canal de negociação para a liberação ambiental e cancelamento das multas. A reunião de hoje foi bastante produtiva e avançaremos em reuniões futuras. O meu muito obrigado ao sempre parceiro da Jaíba, o deputado Tadeuzinho”, disse o prefeito de Jaíba, Reginaldo Silva.








Vinte anos depois, sanados parte dos problemas, diretoria que abandonou, volta e quer gerenciar Covag

NOVA PORTEIRINHA -- Talvez uma das reuniões mais tensas já realizadas na Câmara Municipal de Nova Porteirinha, ocorreu na noite da última terça-feira, dia 8, naquela Casa de Leis, quando da sua reunião ordinária mensal. Entre outros assuntos, um que chamou a atenção da população, que inclusive lotou as dependências do Poder Legislativo novaporteirinhense, foi o que tratava de um possível loteamento comercializado pela Covag (Cooperativa Agricola de Irrigaçao do Vale Do Gorutuba Ltda). A empresa, aberta em setembro de 1980, e que teve suas atividades paralisadas no final dos anos 90, é uma matriz do tipo Cooperativa, situada em Nova Porteirinha. Sua atividade econômica principal é, segundo dados bda Receita Federal é o comércio varejista de hortifrutigranjeiros.

Segundo Sebastião Almeida, que se auto declara representante da Cooperativa, a mesma se encontra em plena atividade, com seu CNPJ ativo, o que lhe credencia a pleitear o terreno de sua propriedade para ser loteado. Porém, para isso, seria necessário a transformação do terreno da Covag, de área rural para zona urbana, o que deve se dar por meio de lei municipal. 

Projeto neste sentido, inclusive, foi apresentado durante a reunião do mês de abril da Câmara de Nova Porteirinha, que, no entanto rejeitou a proposta. Diante disso e como apregoa o Regimento Interno da Câmara, o mesmo só poderá entrar em pauta no final desta Legislação, ou por votação  e aceitação da maioria dos vereadores em nova apresentação. E isso, foi justamente o que pediram os representantes da Covag aos parlamentares novaporteirinhenses. Mas, ao que parece, o problema é bem maior e não se restringe na transformação da área.

Conhecedor de todos os trâmites, desde a sua plena atividade nos anos 80 até a sua paralisação no final dos anos 90, o empresário Juracy Fagundes Jácome, o Juracy da Biosolo, ex-prefeito do município, ex-funcionário da Covag e presente à reunião, usou a palavra e mostrou um pouco da atual situação da entidade.

E, em conversa com o JORNAL DA SERRA GERAL, Juracy explicou que, apesar do terreno da Covag se encontrar em área urbana, devido a formalização à época, o mesmo se enquadra, segundo as leis que regem o município, e seu tamanho territorial, em área rural. Sendo este, inclusive, um dos maiores problemas fundiários que o município possui, segundo ele.

Sobre a intenção da nova diretoria da Covag querer lotear este terreno, o ex-prefeito conta que a entidade foi desativada em 1998, por ter perdido sua capacidade de pagamento após contrair dívidas astronômicas, principalmente com os funcionários da Cooperativa. De acordo ainda com o empresário Juracy Jácome, a Cooperativa perdeu sua capacidade de pagamento quando o próprio Sebastião Almeida era diretor da Cooperativa e a dívida era sete vezes maior que o patrimônio. O ex-prefeito conta que Sebastião Almeida, então, abandonou a Cooperativa. 

“Foi quando os produtores se reuniram em assembleia e nomearam um liquidante, Walter Foster. E ele, ficou cerca de 22 anos cuidando deste patrimônio”, diz Juracy da Biosolo.

E, segundo apurou o JORNAL DA SERRA GERAL, em 2017, este mesmo Sebastião Almeida, organizou uma assembleia, com alguns agricultores (cerca de 20), contra os quase 1.000 associados existentes, e, o próprio Sebastião Almeida teria reativado a referida Cooperativa, assumindo cargo na diretoria, novamente. “E, agora quer vender lotes do terreno, mas sem ter como documentar e sem conseguir escriturar, uma vez que a Cooperativa, que possuia um liquidante, ainda não terminou o processo de liquidação. Ou seja, esse mesmo dirigente que confirmou ter a entidade um patrimônio milionário em 1999 e pediu sua falência, vem agora, cerca de 20 anos depois, querendo vender, ou seja, comercializar seu patrimônio sem, contudo, liquidar a dívida total da empresa que chegava à sete vezes o seu valor venal”, nos conta um dos associados da Covag e ex-funcionário, além, de ser ex-prefeito e conhecer, como poucos, todo o trâmite da questão, o empresário Juracy Fagundes Jácome.

Ao longo de todos esses anos, foi Walter Foster que veio representando os bens da entidade, alugando imóveis e recebendo por isso. Com os recursos obtidos, inclusive, conseguiu arcar com as dívidas trabalhistas da entidade, que foram todas sanadas. “Já foram pagos quase 3 milhões de reais dessa dívida e agora vêm alguns querendo usufruir da entidade. Onde eles estavam nestes anos todos que a dívida vinha sendo quitada?”, indaga Juracy da Biosolo.

O vereador Renato Vieira Santos, o Renato da Auto Escola Andreia, durante a reunião da Câmara, questionou o representante da Covag sobre se o mesmo já estaria negociando lotes, antes mesmo de uma aprovação da Câmara, e sem anuência dos associados, bem como parecer da Justiça, tendo ouvido do mesmo, que não responderia tal questão, “pois só devemos satisfação aos nossos associados”, disse Sebastião Almeida o que deixou a todos perplexos com tal atitude. O JORNAL DA SERRA GERAL teve conhecimento que, pelo menos dois lotes já teriam sido negociados.

A presidente da Câmara de Nova Porteirinha, Maria Antônia, após a reunião, disse que o próximo passo será a realização de uma Audiência Pública para debater o assunto com mais clareza e sanar as dúvidas, tanto dos vereadores, dos associados da Cooperativa, como de toda a população a respeito do caso da Covag.

Ex-prefeito Juracy Fagundes Jácome
Plenário da Câmara de Nova Porteirinha
Sebastião Almeida, que se diz representante da Covag
Vereador Renato da Auto Escola Andreia
Presidente da Câmara de Nova Porteirinha, Tonha












domingo, 13 de junho de 2021

Lions Clube de Janaúba elege nova diretoria AL 2021/2022

JANAÚBA -- Na manhã deste sábado, dia 12, o Lions Clube de Janaúba elegeu sua nova diretoria para o Ano Leonístico 2021/2022. Uma reunião informal se deu nas dependência do clube, situado à Rua Afonso Pena, 909, seguindo os protocolos sanitários, onde os associados se fizeram presentes e homologaram a chapa única apresentada para dirigir os rumos do clube janaubense neste próximo ano.

Foram eleitos para ocuparem a Mesa Diretora: O empresário Geraldo Alves Santos como Presidente, tendo como Secretário o jornalista Fernando Lucas e Tesoureiro, o contador Ildécio Batista. Compõem, ainda, a nova diretoria, Victório Mazzioli Zardo como vice-presidente; Arnaldo Batista como Diretor Social; Walter Santos como Diretor de Patrimônio e Eduardo Sales, Diretor de Novos Sócios.

“Agradeço, de coração, a confiança depositada por esta  instituição cinquentenária! O que posso dizer nesse momento é muito simples: Ao longo de mais de vinte anos convivendo com esta família, nós tivemos o privilégio de conviver com pessoas que nos ensinaram muito o valor da vida, da amizade, do companheirismo, da gratidão, da solidariedade, e principalmente do amor ao próximo. Estamos aqui de passagem, nós passamos e as instituições ficam, e é nosso dever e compromisso manter viva esta instituição, por isso conto com todos os companheiros, domadoras e Companheiras Leão nessa missão, ora assumida, para o fiel cumprimento desse compromisso”, disse emocionado o novo presidente do Lions Clube de Janaúba, Geraldo Alves.

Ele ainda fez questão de parabenizar seu antecessor, Vito Warken e sua esposa Isabel, juntamente com toda sua diretoria, que, segundo ele, mesmo nesse momento de Pandemia conseguiram ser brilhantes. “Esperamos corresponder aos anseios desta casa”, conclui Geraldo Alves, presidente do Lions.

Novo casal presidente do Lions Clube de Janaúba, AL 2021/2022: Nete e Geraldo Alves







quinta-feira, 10 de junho de 2021

Jaíba ganha Cartório Eleitoral

JAÍBA -- O município de Jaíba se prepara para receber outro grande benefício e de real valor para sua população. Isso mesmo, no próximo dia 15 de junho, o município receberá mais uma grande realização.

No ano passado foi o Fórum, implantado na cidade e que muito tem contribuído para o bom andamento dos processos judiciais, proporcionando mais comodidade e facilidade para a população. 

Agora, nesta terça-feira, dia 15, Jaíba estará instalando o Cartório Eleitoral e inaugurando a tão sonhada conquista da Zona Eleitoral de Jaíba.

Isso mesmo, segundo o prefeito jaibense, Reginaldo Silva, a partir de agora a população não precisará mais se deslocar até a cidade de Manga para tirar seu título de eleitor.““Mais independência e mais serviços garantidos à população que a cidade ganha”, disse o prefeito Reginaldo Silva ao JORNAL DA SERRA GERAL.

terça-feira, 8 de junho de 2021

Consórcio União da Serra Geral anuncia licitação visando regularizar aterro sanitário para a região

JANAÚBA -- O prefeito de Jaíba, Reginaldo Silva, atual presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Integrado da Região da Serra Geral de Minas (União da Serra Geral) esteve reunido, na manhã desta terça-feira, dia 8, com diretores do referido Consórcio, como o prefeito de Catuti, Delarmando França, diretor de Finanças, tratando de assuntos do interesse regional. Como a questão do acondicionamento do lixo nas cidades.

Segundo informou o presidente do Consórcio União da Serra Geral, Reginaldo Silva, ao JORNAL DA SERRA GERAL, as tratativas neste sentido estão avançando, principalmente na questão da regularização do aterro sanitário de Janaúba, visando atender a destinação ambientalmente adequada dos resíduos dos 15 municípios que compõem a região da Serra Geral de Minas. 

Nesta próxima sexta-feira, dia 11 de junho, inclusive, será aberto o processo de licitação, em um valor estimado de R$ 2,5 milhões de reais, para construçao de uma nova célula do aterro sanitário de Janaúba, que irá atender toda a região da Serra Geral de Minas. O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Integrado da Região da Serra Geral de Minas (União da Serra Geral) é quem irá assumir o papel de gerenciador do serviço, com o objetivo de apoiar os municípios filiados nas soluções dos problemas ambientais de toda a região da Serra Geral de Minas, proporcionando o destino adequado dos resíduos sólidos regional.

Prefeitos, Delermando França, Catuti, diretor Financeiro e Reginaldo Silva, Jaíba, presidente do Consórcio União da Serra Geral


Prefeito Reginaldo junto a vereadores acompanham pavimentação de ruas no bairro São Francisco

JAÍBA -- O prefeito Reginaldo Silva e os vereadores: Nelci, Gancho, Elza Lopes, Adonias e Zé Hélio, acompanharam, de perto, neste final de semana, os trabalhos de conclusão das obras de pavimentação com asfalto de ruas no Bairro São Francisco. 

Com o referido asfalto, o Bairro São Francisco, além de ganhar um visual novo, com mais segurança e comodidade, também ganha na valorização imobiliária.

Outra novidade para o Bairro, anunciada pelo prefeito Reginaldo Silva, e que trará ainda mais melhorias, é a retomada do convênio com o governo do Estado para a liberação de R$ 1,5 milhões de reais, para a conclusão da UBS (Unidade Básica de Saúde) daquele bairro São Francisco, que estava parada há muitos anos. O Bairro São Francisco, assim, ganha mais investimentos e uma cara nova.









sexta-feira, 4 de junho de 2021

INÉDITO: Todos os 15 vereadores elogiam a atual administração em Janaúba

 JANAÚBA -- Um fato, inédito aconteceu esta semana, na política recente de Janaúba. Durante a última reunião ordinária da Câmara Municipal, ocorrida na segunda-feira passada, dia 31, o prefeito de Janaúba lá esteve, convidado pela Mesa Diretora daquela Casa de Leis para apresentar um breve balanço dos seus primeiros 150 dias de gestão.

José Aparecido Mendes, acompanhado de todos os seus secretários e alguns assessores, se pronunciou e, resumidamente mostrou os muitos avanços do município neste pouco espaço de tempo à frente do Poder Público municipal.

O tempo para se pronunciar foi pouco, mas deu para apresentar inúmeras ações em todas as áreas, o que para ele, “resgata a dignidade e o respeito com o povo gorutubano, principalmente na área de saúde”, disse em seu pronunciamento, o prefeito janaubense.

Destacou o prefeito, ainda, a transformação que está desenvolvendo em  Janaúba e divulgou algumas próximas ações, que ainda estão por vir.

INÉDITO -- Mas o que mais chamou a atenção de todos durante aquela reunião e que pode ser observado no dia a dia, não foram as ações apresentadas, uma vez que os vereadores disseram já terem conhecimento. E sim, o fato de todos os vereadores. Isso mesmo, os 15 vereadores terem elogiado a postura republicana e democrática do prefeito e seu secretariado no relacionamento com a Câmara e a sociedade como um todo. Também os 15 vereadores, ou seja, todos eles, se disseram satisfeitos com os rumos da nova administração e foram unânimes em elogiar a atual gestão municipal.

Prefeito José Aparecido durante pronunciamento na Câmara Municipal de Janaúba, onde foi elogiado por todos os 15 vereadores, pela sua gestão e postura no relacionamento, com eles e com a sociedade


Janaúba ganhará a segunda maior usina de energia solar do mundo

JANAÚBA -- No início desta semana, o prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes se reuniu com representantes da Elera Renováveis e Andrade Gutierrez, empresas que estão implantando no município de Janaúba, no distrito do Quem-Quem, um parque tecnológico para implantação da segunda maior usina de energia solar (fotovoltaica) do mundo.

Serão, segundo apurou o JORNAL DA SERRA GERAL, 5 mil hectares de área total, com a geração de 1.700 empregos da mão de obra local, geração de emprego e renda para a população gorutubana. A usina irá gerar energia capaz de abastecer um milhão e duzentas mil pessoas. Sem contar outros benefícios outros que poderão vir, com esta implantação.

De acordo com o prefeito janaubense, ele estará, nos próximos dias, estreitando as tratativas para agilizar mais um grande benefício para Janaúba. Para isso conta com o apoio da Câmara Municipal. Inclusive o presidente daquela Casa de leis esteve participando do encontro.



Nova Porteirinha atinge 26,41 de vacinados contra a Covid-19 na primeira dose e 10,34 na segunda

NOVA PORTEIRINHA -- De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde do município de Nova Porteirinha, aqui do lado de Janaúba, cerca de 10,34 por cento da população já foi imunizada contra o Covid-19. A Secretaria informa que pessoas pertencentes aos grupos prioritários, com idade entre 18 e 54 anos, com comorbidades, que ainda não se vacinaram devem procurar a sala de vacina, que no Posto Central da cidade e receber o imunizante. Isso, até esta próxima segunda-feira, 07 de junho. Para tanto, precisam estar munidas de toda documentação necessária, inclusive o laudo médico que comprove a existência de comorbidade.

De acordo com Claudineia Alves, secretária de Saúde do município, a aplicação de vacina nas pessoas com idade entre 18 e 54 anos acontece em Nova Porteirinha desde o último dia 02 de junho. Ela afirma que, o próximo público da lista dos grupos prioritários, a ser vacinado, será a classe dos profissionais de educação.

Até o momento, 601 pessoas com comorbidades já foram vacinadas em Nova Porteirinha com a primeira dose, conforme informação do vacinômetro divulgado pela Secretaria Saúde.

Em relação, à vacinação dos demais públicos, a exemplo dos profissionais de saúde, idosos e força de segurança, Nova Porteirinha alcança cobertura vacinal de 26,41% da população total do município com a primeira dose de vacina contra o novo coronavírus. Os vacinados com a segunda dose representam 10,34%, conforme dados do último vacinômetro atualizado em 02 de junho.

Desde o início da Campanha de vacinação que objetiva o combate à pandemia do novo coronavírus no município, a Secretaria de Saúde Municipal recebeu 2.790 doses de vacinas Astrazeneca e Coronavac e aplicou 2.387, seguindo orientação do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.



quinta-feira, 3 de junho de 2021

Janaúba é uma das primeiras cidades do Estado a vacinar professores contra o Covid-19

JANAÚBA -- O município de Janaúba foi um dos primeiros, em todo o Estado de Minas Gerais, a iniciar o processo de imunização aos profissionais da educação, professores, tanto da rede pública municipal de ensino como das redes pública estadual e particular.

A vacinação teve início na manhã desta quarta-feira, dia 2, onde dois pontos foram organizados para a ação: Um na quadra da Escola Estadual Rômulo Sales e outro na quadra da Escola Estadual Euclides da Cunha. Cerca de 1.100 professores receberam as primeiras doses da vacina Astrazeneca, com data marcada para a segunda dose em 02 de setembro próximo.

O prefeito janaubense, José Aparecido Mendes, juntamente com a secretária de Educação, Cida Jácomo estiveram presentes nas duas frentes de trabalho para a vacinação, nas duas escolas,  acompanhando de perto, pois segundo o prefeito, “sabemos a importância desta classe para toda a nossa população”, disse José Aparecido.

O prefeito ainda disse estar aguardando o Ministério da Saúde enviar mais doses de vacinas para o município, “para vacinarmos todos os profissionais da educação, já já”, disse ele.






Decisão judicial mantém mandato do prefeito Reginaldo Silva em Jaíba

“Parece-me muito mais uma insatisfação com o resultado das eleições”, diz trecho da decisão judicial sobre o pedido de cassação


JAÍBA -- Apesar da oposição ter se mobilizado judicialmente e tentado fazer com que a população acreditasse nessa possibilidade, uma decisão da Justiça Eleitoral da Comarca de Manga julgou improcedente o pedido de cassação do prefeito Reginaldo Silva e seu Vice, Arnaldo Dias.

“As eleições (de 2020) ocorreram de forma íntegra, correta e legítima, tendo prevalecido o voto majoritário popular como deve ser em toda eleição”, é o que diz o juiz eleitoral, Paulo Victor de França Albuquerque Paes, da 166 Zona Eleitoral da Comarca de Manga, em sua sentença promulgada nesta quarta-feira, dia 02 de junho, véspera do feriado.

O pedido de investigação contra a chapa Reginaldo/Arnaldo foi impetrado pelo ex-prefeito Jimmy Diogo Silva Murça, candidato derrotado a prefeito na eleição do ano passado.

A Justiça Eleitoral, no entanto entendeu que as provas apresentadas contra a chapa vitoriosa nas eleições municipais de Jaíba no ano passado, eram frágeis, o que determinou a decisão pela manutenção dos cargos, assegurando ao prefeito Reginaldo Silva e ao seu vice, Arnaldo Dias a continuidade do mandato.

Em sua decisão, o juiz eleitoral da Comarca de Manga afirma que o resultado das eleições é soberano, não podendo nem devendo o Poder Judiciário intrometer-se na política, salvo quando as evidências forem flagrantes no sentido de corromper o sufrágio popular, o que não é o caso em questão.

“Parece-me muito mais uma insatisfação com o resultado das eleições com a tentativa de envolver o Poder Judiciário num longo e conhecido conflito entre interesses opostos da política de Jaíba”, diz trecho da decisão judicial, que continua: “Com esses fundamentos, julgo improcedentes os pedidos iniciais”, finaliza a sentença do titular da 166ª Zona Eleitoral da Comarca de Manga sobre a ação ajuizada contra os eleitos Reginaldo Silva (prefeito) e Arnaldo Dias (vice-prefeito) na eleição em Jaíba no ano passado.

Reginaldo silva, primeiro prefeito reeleito de Jaíba


VÂNDALOS DESTROEM PATRIMÔNIO PÚBLICO EM JANAÚBA

EQUIPAMENTOS DA ACADEMIA DA SAÚDE DO RESIDENCIAL JARDIM DAS ACÁCIAS É ARRANCADO, JOGADO NO LIXO E INCENDIADO JANAÚBA (Oliveira júnior) -- U...