quarta-feira, 24 de junho de 2020

Conversamos com o “dono” do Copo Sujo em Janaúba


JANAÚBA – Conhecida de todos, a Praia do Copo Sujo em Janaúba, Norte de Minas Gerais é dotada de uma grande área coberta de areia às margens do Rio Gorutuba, com existências de praias onde as pessoas praticam esporte, tomam banho no rio e observam as paisagens cênicas da natureza que é exuberante. Isso, bem no centro da cidade, coisa rara nas cidades do Brasil afora.

Mas o que muitos não sabem é, porque do nome “Copo Sujo” para o belo e aprazível logradouro, e como surgiu esta nomenclatura. Inclusive já tentaram mudar este nome, sem sucesso contudo.

O PORQUÊ DO NOME -- O nome surgiu de um quiosque que ali existia antigamente (hoje o logradouro conta com bares e restaurantes de alvenaria e toda infra-estrutura adequada para receber os turistas e visitantes da cidade). Seu proprietário, Pedro de Jesus não possuía água encanada, então, os copos eram lavados através de água que ficava em uma bacia. A mesma supria a demanda de todos os copos utilizados durante o expediente. Daí, “Copo Sujo”.

Conversamos (antes das medidas de prevenção da Pandemia) com este proprietário, que hoje é conhecido popularmente como Pedro do Copo Sujo. Um BATE PAPO rápido, mas que registra este personagem gorutubano e uma parte do folclore e da história de Janaúba.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Questões fundiárias e ambientais serão tema de audiência pública em Janaúba



JANAÚBA – O engenheiro agrônomo, Farley Frederico, em nome do Movimento Integrado Avança Norte de Minas, anunciou à reportagem do JORNAL DA SERRA GERAL na tarde desta segunda-feira, dia 22, que está acertada para acontecer em Janaúba, uma importante Audiência Pública do Ministério da Agricultura, por meio de sua Secretaria Especial para Assuntos Fundiários.

O evento, ainda com data a ser definida devido à Pandemia do Novo Coronavírus, abrangerá todo o Norte de Minas Gerais e tem por objetivo debater e buscar soluções para o setor produtivo, o direito de propriedade, regularização fundiária e questões ambientais, entre outros pertinentes temas.

O secretário Luiz Antônio Nabhan se sensibilizou com a situação e se prontificou a trazer toda sua equipe técnica para atender as demandas coletivas.

Confira no vídeo acima, o secretário falando sobre o assunto e sua vinda a Janaúba.

INCLUSIVE, FARLEY FREDERICO SERÁ O ENTREVISTADO DESTE SÁBADO, DIA 27 NO PROGRAMA BATE PAPO COM FERNANDO LUCAS

domingo, 21 de junho de 2020

Mais duas mortes neste domingo, dia 21, por Covid-19 em Janaúba. Já são 5


De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Secretaria Munici´pal de Saúde de Janaúba divulgado na noite deste domingo, dia 21, já são cinco mortes por Covid-19 no município. Duas só hoje (domingo, dia 21). O número de casos notificados também aumentou e já são 642. Os confirmados são 176,  sendo 147 curados, dois em Isolamento Hospitalar, 22 em Isolamento Domiciliar e 5 óbitos.

DESCARTADOS LABORATORIAIS: 38, sendo 6 óbitos.

CASOS ENCERRADOS DE SÍNDROME GRIPAL INESPECÍFICA: 376

CASOS EM INVESTIGAÇÃO: 52, sendo 51 em
Isolamento Domiciliar e 1 em Isolamento Hospitalar.

As duas mortes registradas hoje dizem respeito a paciente do sexo masculino, faixa etária de 52 anos, que deu entrada no Hospital Regional no dia 3 de junho. Sem histórico de viagem e sem contato com caso confirmado de Covid-19. Na época ele apresentava sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Devido situação clínica do paciente, neste domingo, dia 21/06 o mesmo veio a óbito. Realizado teste rápido com resultado POSITIVO (confirmado para COVID-19).

O outro caso deu entrada no Hospital Regional no dia 07/06. Paciente também do sexo masculino, faixa etária de 47 anos, sem histórico de viagem e sem contato com caso confirmado de COVID-19. Ele também apresentava sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Devido situação clínica do paciente neste domingo, 21/06. Realizado teste rápido com resultado POSITIVO (confirmado para COVID-19).


sexta-feira, 19 de junho de 2020

Campo de futebol do Barreiro do Rio Verde passa a se chamar “Nogueirão”


VERDELÂNDIA – A Câmara Municipal de Verdelândia, retomando suas atividades, resguardando as precauções diante da pandemia do Novo Corona Vírus, inclusive sem a participação popular, realizou reunião ordinária na noite desta quinta-feira, dia 18, quando diversos assuntos relevantes para a sociedade foram tratados.


Destaque para a aprovação para o Projeto de Lei que faz a denominação do campo de futebol existente na comunidade de Barreiro do Rio Verde, que passa a se chamar Estádio José Pereira Nogueira, “Nogueirão”, de autoria do vereador Selsino Alves Cordeiro.

Trata-se de homenagem ao grande desportista que muito fez pelo esporte verdelandense, principalmente para o futebol, e devido à sua importância e a todo seu empenho em prol daquela comunidade.


Solange Batista se declara pré-candidata à prefeita de Nova Porteirinha


NOVA PORTEIRINHA – Isso mesmo, em conversa, esta semana com a reportagem do JORNAL DA SERRA GERAL, Solange Batista se disse pronta para trabalhar em prol do município de Nova Porteirinha.

Ex-primeira-dama por oito anos; ex-secretária de Promoção Social e Administração do município, a bacharel em Direito Solange Batista diz que vai trabalhar frente ao partido para pleitear lançar seu nome como possível candidata a prefeita do município que, segundo ela, muito ajudou e muito tem a ajudar em seu desenvolvimento.

Casada há mais de 25 anos com o ex-prefeito por dois mandatos consecutivos e grande liderança
política daquele município, Wilmar Soares, Solange Batista tem em sua bagagem diversos benefícios conquistados para a cidade.

“Foram muitas as conquistas na gestão de Wilmar, onde estive junto, presente no dia-a-dia da administração e me sinto preparada para assumir, caso o partido entenda ser meu nome o ideal para concorrer no próximo pleito, a administração municipal do município que escolhi para residir e criar meus filhos e netos”, diz a pré-candidata Solange Batista.

Solange confidenciou ao JORNAL DA SERRA GERAL, estar sendo cobrada e convocada pela população para assumir a administração pública. “Sinto que nossa população está carente, não só de obras e benefícios, mas também de diálogo no trato pessoal e público”, diz ela, salientando que um grupo de grandes lideranças já se movimenta no sentido de viabilizar sua candidatura.


quarta-feira, 17 de junho de 2020

Vito Warken é eleito presidente do Lions Clube de Janaúba


JANAÚBA – O industrial Vito Warken foi eleito como novo presidente do Lions Clube de Janaúba para o Ano Leonístico 2020-2021. Ele assume aquela respeitada instituição pela segunda vez, pois já comandou o Lions janaubense em 2011-2012. Ele assume em lugar de Ivana Colombo Lucas, que deixa o comando do clube leonístico após um ano atípico, em decorrência desta Pandemia do Novo Corona Vírus, mas com relevantes serviços prestados, tanto ao clube como à sociedade local.

A eleição de Vito Warken foi diferente este ano. De maneira remota, ou seja on line, uma vez que os membros do clube atendendo o que determina um Decreto municipal não estão se reunindo.

Vito Warken é possuidor da mais alta comenda de Lions Internacional, sendo condecorado como Companheiro Leão Melvin Jones (nome do fundador do leoinismo há cerca de 100 anos).

Para Ivana Colombo, este ano em que esteve a frente do clube, que na verdade foi apenas metade, sei meses, devido à Covid-19 e cancelamento das reuniões presenciais, serviu como um grande aprendizado de convivência e de serviços voluntários. Dentre as campanhas realizadas pelo clube em sua gestão merecem destaques a campanha de Natal, onde foram distribuídos mais de 100 presentes com adoção de cartas dos Correios; Participação efetiva na campanha de Novembro Azul do Hospital de Olhos, aliado à prefeitura; plantio de cerca de 100 mudas de árvores (Ipês amarelo e roxo) no bairro Rede Elétrica; Doação de kits para recém-nascidos da maternidade do Hospital Fundajan; realização na cidade de um Seminário inédito de Lions Clubes, reunindo clubes de várias partes do Estado, como Pirapora, Três Marias, Belo Horizonte, Lagoa Santa, entre outras cidades.


“Buscamos a melhor forma de ajudar nossa comunidade, sem perder a essência do clube que é o companheirismo. Se não agradamos a todos, pelo menos temos a consciência tranquila do dever cumprido e das metas alcançadas. Boa sorte e bom trabalho à nova diretoria que assume os destinos do nosso Lions, estaremos juntos”, disse a agora Presidente Imediato do Lions Clube de Janaúba, Ivana Colombo Lucas, que há 11 anos faz parte do clube.

O novo presidente Vito Warken se disse animado para mais um mandato a frente do clube e que buscará meios de desenvolver ações em consonância com as diretrizes de Lion internacional. Agradeceu o apoio de todos os companheiros e os convocou a trabalharem juntos pelo bem do clube e da comunidade janaubense.

terça-feira, 16 de junho de 2020

COVID-19 – Janaúba é destaque na mídia estadual



JANAÚBA -- Balanço do jornal O Tempo, de Belo Horizonte, sobre o avanço dos casos de coronavírus em Minas coloca Janaúba na lista de 34 cidades em "situação complicada".
Segundo a publicação belorizontina, “A situação é complicada em pelo menos 34 cidades de Minas Gerais onde a quantidade de moradores infectados com o vírus ultrapassou 100, são elas (em ordem alfabética): Araxá (160), Barbacena (311), Belo Horizonte (3.420), Betim (382), Carangola (108), Contagem (652), Coronel Fabriciano (239), Divinópolis (250), Extrema (220), Governador Valadares (381), Ipatinga (675), Itabira (454), Itabirito (234), Jaboticatubas (116), Janaúba (142), João Monlevade (110), Juiz de Fora (843), Lagoa da Prata (167), Mariana (457), Montes Claros (113), Muriaé (348), Nova lima (313), Ouro Preto (117), Paracatu (192), Patos de Minas (147), Pouso Alegre (185), Ribeirão das Neves (192), Santa Luzia (141), Santana do Paraíso (121), Teófilo Otoni (460), Uberaba (370), Uberlândia (2.137), Unaí (246) e Varginha (101).

O município de Janaúba com cerca de 72 mil habitantes conta hoje com 142 casos confirmados, enquanto Montes Claros com seus mais de 350 mil habitantes apresenta 113. Isso implica em dizer que Janaúba passou Montes Claros em números absolutos e proporcionais, o que liga o sinal de alerta da população e, principalmente, das autoridades.

CONCENTRAM-SE­­ -- Contudo, os maiores números do Estado concentram-se mesmo em Belo Horizonte, Uberlândia e Juiz de Fora. A cidade do Triângulo Mineiro concentra 2.137 casos segundo o relatório da Saúde, e 38 mortes causadas pelo coronavírus. O número de óbitos é o mesmo em Juiz de Fora, na Zona da Mata, onde há 843 moradores diagnosticados com a infecção.

  •  


segunda-feira, 15 de junho de 2020

Novo fórum para Espinosa é anunciado e será entregue em 2021


ESPINOSA -- A Comarca de Espinosa (Norte de Minas) terá um novo fórum em 2021. O anúncio foi feito de forma remota pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, nesta segunda-feira (15/6), em solenidade transmitida no Facebook .
O magistrado teve a seu lado a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, que passou sua infância na cidade e possui uma residência próxima ao atual fórum.
A nova casa da Justiça será construída na Avenida 1, Jardim dos Lagos, Bairro Santos Dumont.
O presidente Nelson Missias de Morais destacou que Espinosa cresceu nos últimos anos e, consequentemente, o volume de trabalho. "A comarca já merecia um novo fórum mais amplo para abrigar bem magistrados, servidores e colaboradores, para que eles possam trabalhar bem e prestar um serviço de qualidade ao cidadão."
O superintendente de Obras do Tribunal, desembargador Amauri Pinto Ferreira, informou que o prédio terá dois pavimentos, com 1.365,02 metros quadrados de área construída. O novo fórum terá espaço para duas varas, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Juizado Especial, Tribunal do Júri, secretarias, gabinete para magistrados e assessores e setores de apoio.
Na videoconferência, o juiz diretor do foro da comarca, André Gustavo Lopes Moreira de Almeida, destacou que o novo fórum irá atender aproximadamente 38 mil habitantes de Espinosa e Mamonas.
"O futuro espaço vai possibilitar atendimento de excelência ao cidadão, não só no julgamento de demandas, mas também com a instalação do Cejusc. Haverá mais conforto e segurança para todos", disse.
O juiz lembrou que a estrutura do prédio atual apresenta inadequações que precisam ser corrigidas. "Há na sede da comarca uma grande defasagem de área construída que não pode ser resolvida por meio de uma ampliação, já que a parte remanescente de terreno é pequena", explicou.
O novo terreno foi doado pelo médico Eron de Freitas.
Metas cumpridas -- A ministra Cármen Lúcia destacou, em seu pronunciamento, que o presidente Nelson Missias de Morais tem marcado sua gestão por procurar dotar todos os fóruns mineiros com estrutura adequada para que o cidadão receba uma prestação jurisdicional de qualidade.
No caso específico de Espinosa, a região convive com muitas dificuldades econômicas e nem sempre recebe a mesma atenção que outras comarcas mais próximas da capital mineira, disse. "Por isso, o olhar do presidente foi tão especial neste momento, já que o atual prédio é da década de 60 e, apesar de reformado uma vez, não tem condições de atender bem ao cidadão."
Em relação à gestão do presidente Nelson Missias de Morais, a ministra apontou como aspectos positivos a participação do magistrado em todos os movimentos de pacificação de conflitos, a proximidade com os juízes e a adoção do Processo Judicial eletrônico cível (PJe) em todas as comarcas.
A ministra lembrou ainda que o presidente Nelson Missias Morais apresentou a ela, antes da posse, um programa de ações que é um modelo do que um gestor público deve fazer: refletir, planejar e executar. "É exatamente isso que estávamos vendo", frisou.
"Temos um cargo público para o cidadão. Nós, juízes, não existimos por nós, nem para nós. Trabalhamos para o cidadão. A atual gestão do TJMG honrou sobremaneira esse compromisso do Poder Judiciário", disse.
Por fim, a ex-presidente do STF frisou que não existe democracia sem um Judiciário forte e cioso de seus deveres. "Não julgamos porque queremos, mas porque temos de dar resposta a essa nossa atribuição", registrou.
O presidente Nelson Missias de Morais também ressaltou a importância de um Judiciário independente. "Somos defensores do Estado de direito. Não há um Estado de direito sem um Judiciário independente, com respeito às instituições. As redes sociais que agridem os poderes constituídos não têm nada de republicano. A cada dia, tenho mais certeza de que as instituições são fortes e irão superar este momento. Logo, à frente, todos estarão novamente entendendo que sem um Judiciário forte não haverá cidadania plena", sustentou.
Reforma -- O desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini relembrou sua passagem como juiz em Espinosa. Em 1995, o fórum era precário. Naquela oportunidade, todos foram transferidos para um hospital que estava desativado.
Em quatro meses, foram feitas doações que contribuíram para a reforma do fórum que funciona até hoje.
Desde aquela época já havia o sonho para a construção de um novo fórum. "E agora, com a gestão compartilhada conduzida pelo desembargador Nelson Missias de Morais, vem o anúncio da obra, o que muito irá qualificar os trabalhos judiciários em Espinosa", destacou.
Participaram da solenidade, em Belo Horizonte, o 1º vice-presidente do TJMG, Afrânio Vilela; os juízes auxiliares da Presidência Luiz Carlos Rezende e Santos e Jair Francisco dos Santos; os juízes Rui de Almeida Magalhães e Walter Zwicker Esbaille Júnior.
Em Espinosa, além do diretor do foro da comarca, participaram o prefeito Milton Barbosa, o promotor Diego Barbosa, o médico Eron de Freitas, a presidente da subseção local da OAB/MG, Sueli Rodrigues da Silva, o tenente Ederson Cláudio Neves, entre outros.



domingo, 14 de junho de 2020

COVID 19 JANAÚBA -- Pessoas possivelmente infectadas sendo transferidas de hotel


Circulou na tarde-noite deste sábado, dia 13, um vídeo de possíveis pessoas infectadas com Corona Vírus sendo transferidas de hotel no centro de Janaúba, o que preocupa, ainda mais, a população local, uma vez que a incidência de casos vem aumentando nos últimos dias. Mais uma morte em decorrência de Covid-19, a terceira, foi registrada justamente neste sábado, dia 13.

Segundo informações, estas pessoas seriam funcionários de empreiteiras que atuam em Janaúba. Nas próximas horas estaremos buscando mais informações. Acompanhem por aqui...
CONFIRA O VÍDEO


terça-feira, 9 de junho de 2020

Motociclista janaubense quase sofre acidente com linha de cerol na Beira Rio


JANAÚBA – Um vídeo está circulando pelas redes sociais dando conta de um perigo. Quando circulava pela Avenida Beira Rio em Janaúba, motociclista se depara com linha de cerol (Linha Chilena) subindo pelo seu corpo. Ele conta que sua sorte é estar trafegando devagar. Mas deixa o alerta para os motociclistas tomarem cuidado e pede às pessoas para evitarem este tipo de utilização do cerol.
Soltar pipa é uma diversão, é verdade. Porém, traz com ela o perigo do uso do cerol, mistura de cola e vidro moído, que pode até matar.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais sempre alerta sobre os cuidados que os pais, adolescentes e crianças devem ter para não correr riscos ou provocar acidentes. Isso devido ao uso de linhas com  material cortante. O cerol, que é a linha com resíduos de vidros moído e cola.
Para os motociclistas e ciclistas a linha com cerol pode representar risco de vida. Por isso, não se deve usar a referida mistura de vidro moído com cola na linha em nenhuma hipótese. Inclusive é crime sua comercialização e utilização.
Até mesmo a linha comum, sem cerol, pode causar acidentes se ficar atravessada em vias públicas, na frente de motos ou bicicletas.
Os bombeiros aconselham ainda que os condutores de motos equipem o veículo com antenas antilinhas, já que o adereço evita que eventuais linhas com cerol os atinjam diretamente, causando cortes profundos e até fatais.



Vereador cobra da prefeitura de Janaúba a aplicação de recursos das Emendas Impositivas


JANAÚBA – Durante a última reunião da Câmara Municipal de Janaúba, o vereador Ramon Alexandre apresentou um pedido de abertura de uma Comissão Especial para apurar o não cumprimento das Emendas Impositivas dos vereadores por parte da prefeitura.
Emenda Impositiva é o instrumento pelo qual os vereadores podem apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) destinando recursos do município para determinadas obras, projetos ou instituições. O valor das emendas é retirado de uma porcentagem do Orçamento Municipal e deve ser dividido igualmente entre os vereadores, sendo ainda, admitida a emenda parlamentar coletiva.
Lembrando que, conforme a Constituição Federal, todas as Emendas devem ser compatíveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias. As emendas devem ter o limite de 1,2% da receita corrente líquida do ano anterior, sendo que metade desse percentual, 0,6%, deve ser empregado em ações e serviços de Saúde, exceto despesas com pessoal e encargos.
"CADÊ O DINHEIRO DAS EMENDAS IMPOSITIVAS?", com esta frase de efeito o referido vereador enumerou as dezenas de emendas apresentadas e que não tiveram seus recursos destinados para tal. Isso desde o ano de 2018.
Veja a relação das Emendas Impositivas dos Vereadores: Reforma para adaptação e acessibilidade na UBS Valdir Silveira - Bairro Dente Grande; Construção de muro para fechamento da UBS Maria Parteira - Bairro Veredas; Projeto Corte e costura - Bairro Veredas; Manutenção da Guarda Mirim; Aquisição de Ônibus para Serviço de Assistência Comunitária; Pavimentação de Ruas - Bairro São Lucas; Aquisição de Ambulância - Bairro São Lucas; Pavimentação de Rua - Bairro Algodões; Cirurgias de Eletivas; Aquisição de Medicamentos; Pavimentação de Ruas - Bairro Santa Cruz; Reforma UBS Milton Borem - Bairro Nova Esperança; Associação Desafio Jovem; Aquisição de Equipamentos de Odontologia; Incentivo ao PELC; Serviço de Fisioterapia para Idosos; Exames e Consultas Especializadas; Construção de Banheiro Químico em Praça – Centro; Construção de Rotatoria – Centro; Projeto Escolinha de Futebol - Bairro Rio Novo; Projeto Capoeira - Bairro Rio Novo; Reforma da Praça Justino Pereira - Bairro Pe. Eustaquio; Reforma da Praça Dacira Parrela - Bairro Sta. Cruz; Pavimentação de Ruas - Bairro Barbosa; Equipamentos de Segurança em Escola - Bairro Barbosa; Reforma de UBS - Bairro Barbosa; Pavimentação de Ruas - Ribeirão do Ouro; Reforma de Praça - Casas Populares; Construção UBS - Ribeirão do Ouro; Pavimentação de Ruas - Bairro Boa Vista; Manutenção de Imóvel para apoio para pacientes que fazem tratamento fora do município; Aquisição de Veículos; Recurso para incentivar o Campeonato Amador de Janaúba. 
Ano 2019: Reforma UBS Herminia Silveira - Bairro Pe. Eustaquio; Construção de passarela elevada em frente ao CEMEI Neusnária Mendes - Bairro Veredas; Academia ao Ar Livre - Com. Barreiro da Raiz; Academia ao Ar livre - Com. Lagoa Grande; Reforma UBS Clair Alves - Bairro São Lucas; Cirurgias Eletivas; Drenagem de Ruas - Bairro Santo Antônio; Exames e Consultas Especializadas; Aquisição de Cadeiras de Rodas para o município; Reforma UBS Óscar Porto - Santa Cruz; Ampliação CEMEI Isabel Maria - Bairro Algodões; Construção de Calçadas - Bairro Barbosa; Construção de Calçadas - Bairro Rio Novo; Aquisição de Ambulância; Aquisição de Medicamentos; Construção de Passarela elevada em frente ao Cemitério Saudade - Bairro Saudade; Colocação de Bancos na Praça Maria José Silva - Bairro Santo Antônio; Certamente Aeroporto; Aquisição de Macas ginecológicas para UBS Zona Rural; Reforma Cemitério - Vila Nova de Poções; Reforma do Cemei Anjo da Guarda - Bairro Gameleira; Reforma UBS Zacarias Farias Vieira - Bairro Saudade; Revitalização da Praça COHAB; Incentivo AO PELC; Pavimentação Asfaltica - Bairro Cerâmica; Aquisição de Materiais Odontológicos - Bairro Cerâmica.

COVID-19 EM JANAÚBA: Casos duplicam e leitos do hospital lotados


JANAÚBA – De acordo com informações da direção do Hospital Regional de Janaúba, no momento,a taxa de ocupação das vagas da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para os casos da Covid-19 é de 66,66%. Números referentes à esta segunda-feira, dia 8. Das seis vagas disponibilizadas para os casos graves, quatro delas já estão ocupadas.


Ainda, de acordo com boletim do Hospital Regional até a última sexta-feira, dia 5, o hospital contava com cinco leitos para casos graves da Covid-19. Naquele mesmo dia, à noite, uma demanda de pacientes com suspeita ou confirmados de infecção em estado clínico grave ocasionou lotação máxima da unidade de terapia intensiva específica para a Covid-19. O Hospital até conseguiu mais um leito para suprir as necessidades.

Hoje, terça-feira, dia 9, a situação do Hospital Regional em relação ao Covid-19 é a seguinte: São nove pacientes cadastrados com sintomas semelhantes ao Novo Corona Vírus. Destes, seis atestaram positivo e três se encontram na condição de casos suspeitos. Destas nove pessoas internadas no Hospital Regional, seis são provenientes de Janaúba, duas de Nova Porteirinha e uma de Verdelândia.

AUMENTO DE CASOS – Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba divulgado na tarde/noite desta segunda-feira, dia 8, o número de casos confirmados para Covid-19 no município praticamente dobrou em relação ao boletim anterior de sexta-feira. Na sexta-feira, dia 5 eram 63 casos confirmados. Nesta segunda, este número subiu para 125, o que vem preocupando a população e as autoridades sanitárias.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Confirmada segunda morte por Covid-19 em Janaúba


JANAÚBA – Ao todo já são 125 casos confirmados, sendo que 42 deles já foram curados; São 77 pessoas em isolamento domiciliar, e quatro em isolamento hospitalar e dois óbitos.

CASOS EM INVESTIGAÇÃO: São 65 casos em investigação, sendo 62 pessoas em isolamento domiciliar, dois em isolamento hospitalar e mais um óbito em investigação.

CASOS DESCARTADOS LABORATORIAIS: 32.


Empresário, por conta própria, manda desinfetar centro de Janaúba e pontos de aglomerações


JANAÚBA -- Enquanto o Poder Público, leia-se prefeitura de Janaúba, não toma as devidas providências, os cidadãos, empresários e empreendedores da cidade cuidam de ajudar.

Na tarde desta segunda-feira, dia 8, a reportagem do JORNAL DA SERRA GERAL avistou pessoal desinfetando alguns locais no centro da cidade. Ao indagar de onde partia a iniciativa, fomos informados que a iniciativa partiu exclusivamente do empresário Celso Andrade (Clarita Empreendimentos).

Alguns pontos que receberam este serviço: Avenida Brasil, nas imediações da Câmara Municipal; proximidades do Banco Bradesco, Praça Rômulo Sales de Azevedo; rua da Caixa Econômica Federal, rodoviária, entre outros pontos.

Em contato com o empresário, o mesmo nos disse que falta ao Poder Público apenas vontade, “pois trata-se de um serviço de alta relevância e é barato. Sabemos que a prefeitura tem recursos, falta vontade e esta é nossa pequena colaboração”, nos disse Celso Andrade.



sábado, 6 de junho de 2020

Leitos para Covid-19 do Hospital Regional estão todos ocupados


Situação se agrava em Janaúba e região da Serra Geral de Minas em relação ao Covid-19. Segundo comunicado do Hospiotal Regional, todos os leitos destinados aos pacientes de Covid-19 estão ocupados, restando apenas um pediátrico.

São cinco leitos ao total, sendo dois pacientes de Janaúba, um de Espinosa e um de Nova Porteirinha.

quinta-feira, 4 de junho de 2020

CREDIGERAIS: Apoiar faz parte, cooperar faz a diferença


O momento em que vivemos é delicado. Muitas pessoas e empresas começam a sentir os efeitos do isolamento social em seus negócios. Afinal, sem ter quem possa comprar, não há como vender e, assim, um ciclo se cria. A pandemia do COVID-19, chegou ao Brasil em fevereiro e, de lá para cá, muitas medidas têm sido tomadas em diversas esferas para preservar, acima de tudo, a vida das pessoas.

Para estudar cenários e buscar soluções para os cooperados, o SicoobCredigerais instaurou, em meados de março, o Comitê de Gestão de Crise para o COVID-19. o comitê tem por intuito orientar aos empregados da cooperativa sobre determinações dos órgãos pelos quais somos regidos e decretos municipais das cidades em que atuamos, além de transmitir informações sobre cuidados, prevenção e apoio emocional.

O acompanhamento das alterações de decretos municipais em sido feito de forma dinâmica e as novas determinações repassadas aos colaboradores e cooperados tempestivamente pelo Comitê de Gestão de Crise para o COVID-19.

Linhas de crédito -- Para sanar as necessidades financeiras dos cooperados neste momento, o SicoobCredigerais utilizou como metodologia de classificação de impacto da carteira de crédito o nível de exposição da atividade econômica ao COVID-19, classificados como exposição alta, moderada e baixa.

Ao analisar todo o quadro social ativo da cooperativa, foram definidas duas linhas emergenciais: capital de giro e folha de pagamento. A primeira possui prazo de 36 meses (incluindo carência) e teto de até R$ 200 mil por CPF, CNPJ ou grupo econômico. Já a segunda possui prazo de 24 meses e teto de acordo com a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP) da empresa).

Outras medidas -- Desde a instauração do Comitê de Gestão de Crise para o COVID-19, o SicoobCredigerais adotou diversas medidas para blindar a saúde física e financeira de todos os seus cooperados, bem como da própria cooperativa e também das instituições parceiras.
Confira a seguir quais foram as medidas tomadas para os empregados, cooperados e a comunidade em geral:  Uso de máscara por todos os colaboradores; Acesso ao interior das agências limitado a cinco pessoas por vez;  Higienização dos pontos de contato nos PAs com álcool 70%;  Disponibilização de álcool em gel 70% a quem entrar em uma agência; Prorrogação de prazos de vencimento de empréstimos e financiamentos em até 90 dias; Renegociações de operações de crédito vencidas e a vencer; Redução de taxa de antecipação Sipag para 1,8% a.m.;  Redução da taxa de administração dos consórcios em 10%; Doações mensais a instituições filantrópicas das cidades em que atuamos: ANMECC, APAE, Associação Mantenedora   da Guarda Mirim de Janaúba, CONSEP, COMASP, PMMG e Sociedade São Vicente de Paula; Doações de recursos ao Rotary Club de Paracatu e à Polícia Militar de João Pinheiro (confira matéria ao lado); Sorteio de 180 bolsas de estudo parciais aos cooperados, cujo benefício pode chegar a R$ 1,1 milhão em 2020; Manutenção dos investimentos nos programas educacionais Interacoope e Ifisi.

 



     
        







Sindicato Rural de Janaúba entrega Academia de Esportes e Saúde para a população

JANAÚBA (Oliveira Júnior) – Na noite desta quarta-feira, dia 3 de junho, o Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba fez a inauguração da Academia de Esporte e Saúde e o Calçadão com espaço para as crianças brincarem e a convivência social das famílias, que se encontra no Calçadão do Parque de Exposições, na avenida Prefeito Edilson Brandão Guimarães, a avenida Beira-Rio, complemento da rodovia BR-122.

São 1.280 metros quadrados pavimentados com bloquetes através de recursos do próprio Sindicato Rural. Conta com play-ground (brinquedos), equipamentos para o exercício físico e manter a vida saudável. E ainda bancos para acolher as famílias, iluminação, sistema de segurança com câmeras do videomonitoramento e plantio de árvores e jardins contribuindo para a valorização ambiental e urbanística da nossa cidade.

O calçadão do Parque de Exposições tem 160 metros de comprimentos por oito metros de largura.

A cerimônia de inauguração se deu através de transmissão pelas redes sociais do Sindicato Rural de Janaúba (Facebook e Youtube), pois o Sindicato Rural segue as normas sanitárias nesse período por causa da Covid-19.


Mercado restrito gera prejuízo aos fruticultores do Norte de Minas

Por  Michelle Valverde
FOTO: Alisson J. Silva/Arquivo DC

JANAÚBA — Os produtores de frutas da Abanorte (Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas) estão descartando parte da produção devido às dificuldades para escoar e comercializar a safra em função das medidas impostas para o controle da pandemia do novo coronavírus.

A estimativa é de que a venda das frutas – principalmente, banana, manga, uva, tangerina, melancia, limão e mamão – esteja 30% menor. Com o fechamento de restaurantes, hotéis, escolas e a suspensão das feiras livres, vários canais de venda foram fechados e a falta de mercado tem comprometido a capacidade do produtor em continuar na atividade.

De acordo com o diretor administrativo da Abanorte, Rodolpho Rebello, em relação ao mercado interno, os produtores têm encontrado bastante dificuldade para comercializar.

A banana, que é a principal fruta produzida no Norte de Minas e a mais consumida no Brasil, por ter uma produção em grande escala tem diversos mercados e canais de comercialização e, mesmo assim, teve as vendas prejudicadas.

“Com a pandemia e as restrições impostas para a abertura dos empreendimentos, muitos dos canais foram bloqueados pelas legislações dos municípios e estados. Como muitos dos importantes canais foram bloqueados, houve um represamento das frutas nas fazendas e, obviamente, os produtores estão acumulando prejuízos”, afirma.

Ainda segundo Rebello, muitos produtores atendiam a demanda das feiras livres, que tiveram o funcionamento suspenso. Mesmo nos casos onde as feiras foram retomadas, a demanda está menor, uma vez que a população está receosa e consumindo menos.

Supermercados – Outro problema enfrentado, segundo o setor, são as negociações com os supermercados, que estariam pagando menos pelo produto e vendendo a preços elevados para o mercado final. Isso vem ocorrendo, com maior gravidade, nas negociações de banana.

Rebello explica que, desde o início do isolamento, os supermercados mantiveram o funcionamento pleno. Como houve um aumento da oferta pelos demais canais estarem com problemas, houve um desequilíbrio e uma super oferta de banana. Hoje o produtor recebe, em média, R$ 1,60 pelo quilo da banana e a fruta é negociada em torno de R$ 7 nos supermercados.

“Os supermercados, principalmente as grandes redes, estão insensíveis à situação do produtor. Além de pagar menos pelo produto, a queda de preço não está sendo repassada ao consumidor final”, destaca.

Conforme Rebello, outro impacto forte que vem prejudicando a comercialização das frutas em geral são as aulas suspensas. Muitos fruticultores que antes forneciam os produtos para a merenda escolar estão com dificuldades em comercializar a safra e acabam descartando os produtos.

O fechamento dos hotéis também tem sido prejudicial para o setor, principalmente, para os produtores de mamão, que têm o setor de hotelaria como um importante canal de vendas.

“É uma situação muito ruim e muitos produtores podem não ter condições de retomar a produção quando o isolamento acabar. Muitos estão descartando as frutas, acumulando prejuízos e sem condições de investir novamente”, diz.

Futuro desafiador – O receio do setor é o segundo semestre, quando a produção de frutas é maior. Com o agravamento da crise econômica e a redução da renda das famílias, a tendência é de queda da demanda, o que pode complicar ainda mais a situação do setor produtivo.

Além disso, a desvalorização do dólar frente ao real tem impulsionado os custos de produção, uma vez que os principais insumos, como os adubos e defensivos, são cotados na moeda norte-americana, o que compromete ainda mais a capacidade financeira dos fruticultores.

“É difícil estimar um custo para a produção de frutas. Mas, no caso da banana, por exemplo, um preço médio de R$ 2,20 por quilo, em uma produção eficiente, seria suficiente para cobrir os custos e gerar uma pequena margem para o produtor. Porém, os preços estão abaixo desse valor e, desta forma, a tendência é reduzir o número de produtores”.

Rebello ressalta que a fruticultura é uma atividade que gera muitos empregos, principalmente, no Norte de Minas e, por isso, deveria ser auxiliada pelos governos. Os fruticultores têm encontrado dificuldades de acessar as medidas já anunciadas pelo governo federal, como o crédito para financiamento da folha de pagamento, por exemplo. Outro problema é a postergação de dívidas nos bancos privados, medida que ainda não foi adotada.

Em relação às exportações, Rebello explica que os embarques respondem por uma pequena parcela da produção e a maior parte é destinada à Europa, para onde as vendas seguem dentro do esperado.

Outra parte é direcionada aos mercados argentino e uruguaio, que também estão com problemas sérios em relação à pandemia, o que reduziu a demanda.

“O volume que exportamos é pequeno, por isso, o impacto mais forte vem do mercado interno. Estamos preocupados com o segundo semestre, onde haverá mais oferta de frutas em um cenário de recessão e sem estimativa de retomada dos principais canais de comercialização. Diante de uma possibilidade de crise maior ainda, o governo federal precisa ter uma visão voltada para a fruticultura, que tem alta empregabilidade em função da baixa mecanização. Precisamos que as medidas de auxílio sejam significativas e cheguem ao fruticultor”, diz Rebello.



quarta-feira, 3 de junho de 2020

Janaúba registra primeira morte por Covid-19


JANAÚBA – De acordo com Boletim Epidemiológico divulgado agora há pouco, por volta das 17h30, a Secretaria Municipal de Saúde do município de Janaúba confirmou a primeira moprte em decorrência do Novo Corona Vírus na cidade. Trata-se de um paciente do sexo masculino na faixa etária de 54 anos.

Segundo apurou o JORNAL DA SERRA GERAL, esta vítima teria dado entrada no Hospital Regional no último dia 28 de maio,  com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). 

Devido a situação clínica do paciente, no dia 29 o mesmo veio a óbito.
Foi realizada coleta de amostra de exame e encaminhada a FUNED. O resultado, confirmando se tratar de Covid-19, saiu agora.

E segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, desta tarde,  já são 390 os casos confirmados para o Covid-19, sendo  52 em investigação;  outros 50 em isolamento domiciliar e dois em isolamento hospitalar.

Descartados são 37. E casos confirmados subiram para 56, sendo 35 curados, 20 em isolamento domiciliar e 1 óbito. Confira caso a caso por ares do município.

CASOS CONFIRMADOS POR BAIRRO: Esplanada: 8; Cerâmica e Centro: 7; Santo Antônio e São Gonçalo: 5; Rio Novo e Jardim das Acácias: 4; Planalto: 3; Dona Lindú, Ribeirão do Ouro, Veredas e Saudade: 2; Dente Grande, Santa Cruz, Algodões, Padre Eustáquio e Boa Vista: 1.



Ressarcimento de auxílio emergencial é absurdo para deputado relator da proposta


O relator do projeto que fixou o Auxílio Emergencial para os trabalhadores informais do Brasil, deputado federal Marcelo Aro, protocolou hoje um Projeto de Lei para impedir que os beneficiários do auxílio possam ser obrigados a devolver qualquer valor para o Governo Federal em 2021.

O texto surge para corrigir uma alteração, feita no Senado e sancionada pelo presidente, que determina que o beneficiário que se recuperar financeiramente e receber ao longo de 2020 mais que o limite da isenção do Imposto de Renda, tenha que devolver integralmente o auxílio em 2021, incluindo o dos dependentes.

“É absurda a possibilidade de um cidadão precisar devolver dinheiro ao Governo. O auxílio tem um único propósito: salvar as famílias que se encontram em extrema vulnerabilidade nesse período crítico que atravessamos. São pessoas que hoje dependem desse recurso para pagar as contas mais básicas e sobreviver. Não é empréstimo, é auxílio. E quem ingressou com o pedido e foi aprovado, por se enquadrar nos critérios, não pode depois ter que devolver qualquer valor. Isso contraria princípios básicos do direito”, afirma o parlamentar.

Possível suspeita de Covid-19 em seus funcionários fecha agência do Bradesco em Janaúba


JANAÚBA -- Justamente no dia em que a prefeitura baixa novo decreto flexibilizando ainda mais o setor comercial da cidade, a população de Janaúba é surpreendida com o fechamento da agência do Bradesco por suspeita de contaminação de alguns de seus funcionários.

Isso mesmo, um aviso anexado na porta agência do Banco Bradesco nesta terça-feira, dia 2, dava a notícia do fechamento e motivação para tal, deixando clientes preocupados e sem atendimentos na cidade de Janaúba.

O aviso dizia que: "Esta agência está temporariamente fechada para higienização e cumprimento de medidas de prevenção e combate ao Novo Coronavírus".

Não deixou claro a existência de casos suspeitos, mas testemunhas afirmam ser este sim o motivo do procedimento de higienização e fechamento da agência. Informações ainda dão conta de que funcionários estão cumprindo quarentena.


Em contato com a gerência do Bradesco, hoje pela manhã, fomos informados que a agência volta a funcionar hoje, normalmente.

BARES E RESTAURANTES – Esta notícia chega no dia em que a prefeitura libera a reabertura de bares, restaurantes e academias na cidade, com algumas medidas de restrição.

E, já são 54 os casos confirmados de Covid-19 em Janaúba segundo último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde.



terça-feira, 2 de junho de 2020

Bate Papo com Fernando Lucas abordará situação dos artistas de Janaúba em meio a Pandemia

JANAÚBA -- Acontece neste sábado, dia 6, a Live do programa Bate Papo com Fernando Lucas que pode agora ser visto pelas redes sociais (Youtube, facebook, Instagram).

Neste primeiro programa on line, o jornalista Fernando Lucas entrevista o articulador cultural, cantor e compositor, Argentino Barbosa. Na pauta, o tema abordado será a situação dos artistas janaubenses nestes tempos de Pandemia.

Não percam, neste sábado, dia 6, à partir das 11 horas. Se conecte e participe.


segunda-feira, 1 de junho de 2020

Desperdício de água nos canais de irrigação em Nova Porteirinha


NOVA PORTEIRINHA – Já não é de hoje que o JORNAL DA SERRA GERAL noticia fatos como este. E agora nos chega um vídeo, enviado por moradores das colonizações no município de Nova Porteirinha mostrando, mais uma vez, o desperdício de água nos canais de irrigação.

Os referidos canais são velhos e estão, em sua maioria, deteriorados pelo tempo, causando os vazamentos constantes, resultando em grande desperdício de água.

E isso, num momento em que a cota da barragem Bico da Pedra se encontra em baixa.

Moradores pedem, através da imprensa, que as autoridades se atentem para o problema e tomem uma providência em busca de soluções.

Veja o vídeo do desperdício nos canais da Colonização Ceará em Nova Porteirinha.



VÂNDALOS DESTROEM PATRIMÔNIO PÚBLICO EM JANAÚBA

EQUIPAMENTOS DA ACADEMIA DA SAÚDE DO RESIDENCIAL JARDIM DAS ACÁCIAS É ARRANCADO, JOGADO NO LIXO E INCENDIADO JANAÚBA (Oliveira júnior) -- U...