segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Proirriga ajudando o desenvolvimento rural sustentável do Norte de Minas

JANAÚBA (Por Edite Monteiro, Jornalista/Advogada) -- Esta semana, o Jornal Gorutuba Notícias conversou com a Doutora e professora voluntária, Mariana Magalhães, agrometeorologista, voluntária no programa PROIRRIGA.

O PROIRRIGA (Programa de Irrigação Eficiente e Sustentável) é uma iniciativa da Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros) em parceria com a UNIAGRO Jr. e o Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG). 

Ela explicou que o principal objetivo do programa é garantir a segurança hídrica e promover o uso racional da água no Perímetro Irrigado do Gorutuba, aqui na região da Serra Geral no Norte de Minas Gerais.

A professora Mariana Magalhães, desempenha um papel fundamental no programa. Ela orienta e capacita os alunos da Unimontes a aplicarem o conhecimento técnico no campo, auxiliando os produtores rurais a otimizar o uso da água e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade de suas plantações.

E além da professora voluntária Mariana Magalhães, os professores Silvânio, Willer e Marlon também fazem parte deste maravilhoso trabalho voluntário em apoio aos alunos do curso de agronomia da Unimontes junto ao programa. Os professores colaboradores e os alunos interpretam essas informações para calcular o momento ideal para a irrigação utilizando assim a água de forma sustentável.

O PROIRRIGA utiliza um sistema tecnológico inovador, o SISMAM (Sistema de Monitoramento Agrometeorológico e Manejo da Irrigação), para coletar dados climáticos e do solo. A professora Mariana e os alunos interpretam essas informações para calcular o momento ideal para a irrigação e repassam aos agricultores por meio de boletins e alertas, com visitas técnicas para o acompanhamento presencial e remoto dos produtores.

Segundo ela, o programa traz benefícios significativos para a região, impactando diretamente os produtores rurais com benefícios como:

 * Redução de custos e do desperdício de água: A irrigação é feita de forma mais eficiente e consciente.

 * Aumento da produtividade: O manejo correto da água e do clima melhora a qualidade das culturas.

 * Acesso a conhecimento técnico: Os produtores recebem capacitação e suporte contínuo dos alunos e da professora Mariana.

Além de ajudar a comunidade, o PROIRRIGA contribui para a formação dos estudantes da Unimontes, que aplicam o que aprendem em sala de aula em uma experiência prática valiosa.

A professora Mariana Magalhães junto à jornalista, Edite Monteiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Janaúba cria a Lei Florescer, da Autoestima para valorização da mulher gorutubana

  JANAÚBA (Fernando Lucas) -- A vereadora Maria Aparecida Santos, a Cida do Veredas, apresentou na Câmara Municipal de Janaúba e foi aprova...