segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Eleitos na Comarca de Janaúba serão diplomados dia 18 de dezembro

JANAÚBA (Fernando Lucas) -- Prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, vice-prefeitas, vereadores e vereadoras eleitos no último pleito pela Comarca de Janaúba serão diplomados no próximo dia 18 de dezembro. A confirmação vem do diretor do Cartório da 147 Zona Eleitoral de Janaúba que abrange, ainda, os municípios de Verdelândia e Nova Porteirinha, Marcos Paulo.

De acordo com Marcos Paulo, em contato com a reportagem do JORNAL DA SERRA GERAL na tarde desta segunda-feira, dia 30, a juiza eleitoral, Gicélia Milene Santos ainda não definiu o local e a hora de tal solenidade, mas a data está agendada. será mesmo dia 18 de dezembro próximo.

Na oportunidade, José Aparecido e Maria Aparecida, prefeito e vice de Janaúba; Jarbas Soares e Dr. Ediney, por Verdelândia e Regina Antônia e Raul Alves por N ova Porteirinha estarão recebendo seus diplomas homologando e legitimando as suas eleições no último dia 15 de novembro. assim como todos os vereadores eleitos destas três cidades.

Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. 

Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.

Zé Aparecido, prefeito eleito de Janaúba

Jarbas Soares, prefeito eleito de Verdelândia

Regina Antônia, prefeita eleita de Nova Porteirinha


quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Sobe para 23 o número de mortes por Covid-19 em Janaúba

JANAÚBA – O município de Janaúba registra a 23ª morte causada pelo Novo Coronavírus.  Dados da Secretaria Municipal de Saúde, através de seu Boletim, divulgado no início da noite desta terça-feira, dia 24 de novembro, confirma a informação. 

Os casos positivos da Covid-19 em Janaúba vem aumentando nos últimos dias.  Neste Boletim foram mais 17 novos casos de infecção, segundo o relatório da Prefeitura de Janaúba, por intermédio da Secretaria de Saúde, entre segunda e terça-feira, dias 23 e 24. Assim sendo, Janaúba registra atualmente, 1.319 casos positivos do Novo Coronavírus. Sendo que 1.273 destes casos passaram para a condição de recuperados. 

Permanece a quantidade de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional de Janaúba para casos de tratamento contra o novo coronavírus. São oito pessoas na UTI Covid nesta terça-feira, dia 24, mesma quantidade verificada no dia de ontem. Esses dados são do boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde no início desta noite.

Destes oito pacientes na UTI Covid, três são de Janaúba, sendo dois do sexo masculino e um do sexo feminino. Já na clínica para casos relacionados à Covid-19 o número de internações diminuiu de seis para cinco pacientes nas últimas 24 horas. 

Ainda no relatório da Secretaria de Saúde de Janaúba consta que para o município foram disponibilizados 3.760 testes rápidos para verificar se há ou não infecção pela Covid-19 entre os moradores. Foram realizados 2.247 testes rápidos, sendo 1.875 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 372 de maneira particular. Isso implica em dizer que há sobra de 1.513 testes rápidos.

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Vereador reeleito, Harley Matos é o mais votado em Verdelândia

 VERDELÂNDIA -- O vereador Harley Matos Aguiar, PSC, foi reeleito para o seu sexto mandato no Legislativo verdelandense. No último dia 15 de novembro ele foi o candidato mais votado, obtendo expressivos 311 votos, ou 5,94% do eleitorado. Este percentual é maior até que o de alguns candidatos a prefeito daquele município.

Harley, atualmente exercendo a vereança, ocupa a secretaria da Mesa Diretora, já tendo sido, inclusive, presidente daquela Casa de Leis por duas Legislaturas. Salientando que, quando de sua primeira vitória para atuar como vereador, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e social do município há época.

"Isto só demonstra que estamos no caminho certo. O eleitor não iria nos reeleger se não estivéssemos atendendo as suas expectativas. Fico muito honrado com os votos obtidos e sei da nossa responsabilidade perante a população e nosso município. Podem ter certeza que faremos o melhor, sempre, para Verdelândia", disse o vereador, reeleito, Harley Matos Aguiar ao JORNAL DA SERRA GERAL.

Harley, no início do pleito eleitoral, durante o período de negociações de chapas, chegou a ser cotado para ser candidato a vice-prefeito em uma das chapas concorrentes. Porém, julgou melhor ser candidato, novamente a vereador, pois assim, segundo ele, poderá colaborar de uma forma mais concreta com o município.




segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Diêgo é eleito prefeito de Grão Mogol

GRÃO MOGOL -- Diêgo (FOTO), do PTB, foi eleito prefeito de Grão Mogol. Ao fim da apuração, Diêgo teve 65,64% dos votos. Foram 5.562 votos no total. Ele derrotou Pacelli, que ficou em segundo lugar com 34,36% (2.911 votos).

A eleição em Grão Mogol teve 23,43% de abstenção, 0,65% votos brancos e 5,4% votos nulos.

Diêgo tem 38 anos, é solteiro, curso superior completo e declara ao TSE a ocupação de advogado. O vice é Gesio Rocha, do PT, que tem 44 anos. Os dois fazem parte da coligação Coragem Para Mudar, formada pelos partidos PTB, PT e REPUBLICANOS.

Prefeito eleito de Grão Mogol, Diêgo


Milton Barbosa, é reeleito prefeito de Espinosa

ESPINOSA -- Milton Barbosa, PT, (FOTO) foi reeleito, prefeito de Espinosa. Milton teve 51,15% dos votos. Foram 9.076 votos votos no total. O candidato derrotou Beto de Serafim, que ficou em segundo lugar com 43,01%. (7.632 votos), confirmando a pesquisa publicada pelo JORNAL DA SERRA GERAL na antevéspera da eleição.

A eleição em Espinosa teve 17,67% de abstenção, 1,36% votos brancos e 3,52% votos nulos.

Milton Barbosa tem 60 anos, é casado, tem ensino superior completo e declara ao TSE a ocupação de prefeito.

O vice é Dra Coeli, do PT, que tem 63 anos. Os dois fazem parte da coligação Porque o povo quer, avança Espinosa!, formada pelos partidos PT, MDB, PC do B, PP, PODE e AVANTE.

Veja o resultado após o fim da apuração: Milton Barbosa - PT - 51,15%; Beto de Serafim - PTB - 43,01%; Professor Valdir - PSOL - 4,03%; Pc Enfermeiro - PSL - 1,35% e Ines - PMB - 0,46%

Prefeito reeleito de Espinosa, Milton Barbosa


Juracy Freire volta à prefeitura de Porteirinha

PORTEIRINHA -- Juracy Freire, do PP, foi eleito, neste domingo (15), e retorna para a prefeitura de Porteirinha. Ao fim da apuração, Juracy Freire teve 40,58% dos votos. Foram 9.385 votos no total. O candidato derrotou Hermínio Martins, apoiado pela atual gestão comandada pelo prefeito Silvanei Batista, que ficou em segundo lugar com 40,53% (9.374 votos).

A eleição em Porteirinha teve 20,69% de abstenção, 1,45% votos brancos e 4,37% votos nulos.

Juracy Freire tem 71 anos, é casado, tem ensino médio completo e declara ao TSE a ocupação de empresário. O vice é Thiago Ts, do PSL, que tem 42 anos.

Os dois fazem parte da coligação Experiência e Juventude a Serviço de Porteirinha, formada pelos partidos PP, PTB, PSL, PTC e PSD.

Veja o resultado após o fim da apuração: Juracy Freire - PP - 40,58%; Hermínio Martins - PSB - 40,53%; Wilson Marcos - SOLIDARIEDADE - 18,11%; Toninho Martins - PV - 0,41%; Toninho Contador - PROS - 0,36%

Prefeito eleito de Porteirinha, Juracy Freire


VALDECI é eleito prefeito de Mamonas

MAMONAS -- Valdeci, do PTB, em sua segunda tentativa concorrendo à prefeitura, será o novo prefeito da próspera cidade de Mamonas nos próximos quatro anos. Ele foi eleito, neste domingo, dia 15. No final da apuração, Valdeci teve 51,80% dos votos. Foram 2.566 votos no total. Valdeci derrotou o atual prefeito Idalino do Sindicato, que ficou em segundo lugar com 48,20% (2.388 votos).

A eleição em Mamonas teve 6,52% de abstenção, 0,31% votos brancos e 2,55% votos nulos.

Valdeci tem 53 anos, é casado, tem ensino fundamental completo e declara ao TSE a ocupação de vendedor pracista, representante e caixeiro-viajante.

O vice é Sinvaldo, do Republicanos, que tem 41 anos.

Os dois fazem parte da coligação A Força da Inovação, formada pelos partidos REPUBLICANOS, PTB e AVANTE.

Prefeito eleito de Mamonas, Valdeci


Regina Freitas derrota prefeita Joélia em Nova Porteirinha

NOVA PORTEIRINHA -- Regina, do PSL, foi eleita, neste domingo (15), prefeita de Nova Porteirinha para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Regina teve 48,73% dos votos. Foram 2.233 votos no total.

A candidata derrotou a atual prefeita, Joélia, que ficou em segundo lugar com 40,66% (1.863 votos).

A eleição em Nova Porteirinha teve 13,1% de abstenção, 1,36% votos brancos e 3,93% votos nulos.

Regina tem 47 anos, é casada, tem ensino médio completo e declara ao TSE a ocupação de técnica de enfermagem. O vice é Raul, do PSB, que tem 68 anos.

Os dois fazem parte da coligação Coligação Certeza de um Novo Tempo, formada pelos partidos PSB e PSL.

Veja o resultado após o fim da apuração: Regina - PSL - 48,73%; Joelia - PODE - 40,66%; Solange de Wilmar - PSC - 6,37%; Dalla - PC do B - 4,23%

Prefeita eleita de Nova Porteirinha, Regina


Em Catuti, sai Zinga e entra DELERMANDO

CATUTI -- Delermando França, do PSL, foi eleito, domingo passado, dia 15 como o novo prefeito de Catuti e comandará os destinos daquele promissor município pelos próximos quatro anos. Com isso, chega ao fim uma hegemonia de muitos anos onde o atual prefeito José Barbosa Filho, Zinga vinha sendo eleito. Delermando quebra esta rotina e demonstra que, com simplicidade e sabendo ouvir o povo se consegue êxito em pleitos municipais.

Foram 2.019 votos da chapa Delermando e Rubinho do Ramalhudo, contra 1.474 votos da chapa encabeçada pelo prefeito Zinga, que deixa a prefeitura no próximo dia 31 de dezembro.

Delermando França teve 57,80% dos votos. O candidato derrotou Zinga, que ficou em segundo lugar com 42,20%.

A eleição em Catuti teve 14,73% de abstenção, 0,85% votos brancos e 3,69% votos nulos.

Delermando França, tem curso superior completo e declara ao TSE a ocupação de servidor público municipal. O seu vice é Rubinho do Ramalhudo, do PC do B, que tem 51 anos.

Os dois fazem parte da coligação A Força do Povo , formada pelos partidos PTB, PSL e PC do B.

Prefeito eleito de Catuti, Delermando


População dá resposta nas urnas à má administração de Janaúba deixando prefeito Izaildon em quinto lugar

JANAÚBA -- Enquanto diversos prefeitos da região da Serra Geral de Minas foram reeleitos, como Reginaldo em Jaíba; Oscar em Mato Verde; Jarbas em Verdelândia, Milton em Espinosa. Ou fizeram sucessor, como Edmárcio em Matias Cardoso, na cidade de Janaúba o prefeito Carlos Izaildon Mendes, candidato a reeleição perdeu o pleito ficando na quinta colocação entre oito candidatos. Ele obteve menos de 3.000 votos num universo de 39 mil eleitores. Ficando atrás, inclusive, do estreante e mais jovem candidato a prefeito de Janaúba, Marcus Soares.

De acordo com analsitas políticos, esta foi a resposta da população à uma má administração, marcada pela arrogância no trato com a população e falta de investimentos básicos no município.

Foram quatro anos de mandato do prefeito Izaildon, onde o que ele mais conseguiu de êxito, foi colecionar desafetos e culpar pessoas e setores pela inércia de sua administração. Até mesmo, no apagar das luzes, seu vice-prefeito Sargento Elton Freitas deixou vazar um áudio onde toda a arrogância desta administração ficara exposta. Neste áudio o vice-prefeito, policial militar aposentado, desdenha de seus colegas militares eleitos para vereança, desfazendo de suas capacidades. Também tenta culpar a imprensa pela falta de investimentos e trabalho desta gestão. Neste caso, toda a militância da área jornalística se manifestou através de uma Carta Aberta (que pode ser vista neste site), pedindo explicações para o policial reformado sobre acusações LEVIANAS em que generaliza toda uma classe.

O JORNAL DA SERRA GERAL, através de sua diretoria, inclusive, assina a referida Carta Aberta e mais, junto aos demais profissionais da Comunicação local, já se mobiliza para entrar com uma ação coletiva em desfavor do referido sargento/vice-prefeito para que ele se explique, cite nomes e não macule toda a imprensa janaubense, que nada mais fez nestes quatro anos do que mostrar a falta de comprometimento de uma administração sem rumo, sem comando, sem parceiros, sem apoio e que entra para a história política de Janaúba como uma das piores gestões dos últimos anos, se não a pior.

Atual prefeito de Janaúba, Izaildon, amargou a quinta colocação entre os oito candidatos



Ao vice-prefeito de Janaúba, Sargento Elton Freitas

O choro é livre! O respeito, necessário! 

Atual vice-prefeito Sgto Elton, que teve sua candidatura à reeleição impugnada pelo TRE


Assim como cidadão, homem público e religioso, merece e deve ser respeitado, precisa que se dê ao respeito, também! 

Pois bem, vamos lá, por etapa!

Essa mesma imprensa que ora tenta achincalhar, jogando em uma vala comum, é a que outrora enxergou no seu trabalho um diferencial, retirando-lhe do esconderijo da caserna. E não lhe cobrara nada para isso. Tão somente reconheceu e deu conhecimento público ao seu trabalho, o que nos falta agora.

 Veja, na Policia Militar, que respeitamos, e toda a sociedade tem como parceira, temos muitas mentes brilhantes, e outras nem tanto. A imprensa não sai por aí denegrindo uma corporação, mesmo com a observação ora posta.  Não deve!

No seu caso especifico, a imprensa foi o trampolim para o sucesso político. Não que fosse unanimidade, ou dedicação de alguns. Mas você utilizou-se da condição de imprensa, para alçar vôos mais altos. Ou quer renegar isso? É evidente que o bom trabalho como militar ajudou, mas sem a publicidade que lhe fora dada nada disso teria sido possível.

Tanto você quanto Isaildon, e os seus, precisam mudar esse discurso. Sem efeito prático. Aí está a prova. Não é a imprensa a culpada pelo insucesso de vocês. São vocês mesmos, única e exclusivamente!

Como em qualquer profissão, na imprensa também existem os maus profissionais. É fato! Mas isso não dá a você, ou a quem quer que seja, o direito de generalizar.

E por fim, o melhor que fará agora, entendo, é ser humilde, probo, e utilizar os poucos meios de comunicação que ainda lhe restam de portas abertas, para agradecer aos gorutubanos, janaubense, religiosos ou não, que através dos meios de comunicação (portanto, imprensa) tomaram conhecimento do seu trabalho como militar e acreditou que o exerceria tão bem tanto quanto na vida pública, como vice-prefeito da segunda maior cidade do Norte das Minas Gerais. Realmente não é cargo para qualquer um!

Querer atribuir à imprensa a culpa pela incompetência, só contribui para que se solidifique em vocês a arrogância propalada!

Ademais, vice-prefeito Elton Freitas, até as eleições deste ano em que se posicionaram no 5º lugar geral, tiveram exatos 45 meses. Não é pouco tempo, não. A imprensa, como um todo, não tem culpa. Se alguém dela tentou algo que não seja o normal, a busca pela informação, que se dê os nomes, ou nome, e busque os meios corretos de punição.

Cordialmente, representantes da imprensa janaubense: Antônio Augusto (Folha do Norte); Antônio Guimarães Correia (Jornal Gorutuba); Armênio Pereira e Arnaldo Pereira (Minas Notícias/Assessoria); Dionatan Matos (Rádio Onda Norte); Fernando Lucas (JORNAL DA SERRA GERAL); José Ambrósio Prates (Rádio Torre FM); Junior Soares (Radialista/assessoria); Luiz Carlos Cabrine (Assessoria); Oliveira Júnior (BLog) e Sandoval Souza (Rádio Gorutubana AM)


“É Zé que o povo quer”

JANAÚBA – Com este slogan a campanha de Zé Aparecido e Maria Aparecida ganhou a cidade de Janaúba e ajudou a levar, aos quatro cantos da cidade, suas propostas visando o melhor para o município. A população, que sempre prestigiava as reuniões, uma vez que os comícios foram banidos este ano da campanha devido à Pandemia do Novo Corona Vírus, conseguiu assmiliar o que o candidato pregava e demonstrou nas urnas, domingo passado, dia 15, toda a esperança de um município, infelizmente, abandonado nesta última gestão.

Uma disputa acirrada com o segundo colocado, mas que teve seu ponto alto e alavancada após o debate promovido pela Acijan (Associação Comercial e Empresarial de Janaúba) juntamente com os parceiros Favag, Adeseg e Comasg. Naquele dia, o então candidato Zé Aparecido, seguro e, como sempre, sabedor do que fala, mostrou ser e estar preparado para administrar a segunda maior cidade do Norte de Minas nos próximos quatro anos, o que pôde ser visto e ouvido por toda a população janaubense.

Assim, no último domingo, dia 15, a chapa Zé Aparecido/Maria Aparecida, do PSD, venceu as eleições obtendo 31,10% dos votos válidos. Zé Aparecido venceu com 11.308 votos. Uma frente de 1.755 votos para o candidato a prefeito Dimas Rodrigues (MDB) que teve 9.553 votos (26,27% dos votos válidos). Handerson Miranda (PSL) ficou em terceiro lugar com 6.639 votos ou 18,26% dos votos válidos.

O advogado Marcus Soares (PODEMOS) ficou em quarto lugar com 3.238 votos o que representa 8,91% dos votos dados aos candidatos, superando o atual prefeito Carlos Izaildon Mendes (PSDB) que ficou em quinto lugar com 2.955 votos ou 8,13% dos votos válidos.

O vereador Augusto Wagner (PT) teve 2.095 votos ficando em sexto lugar com 5,76% dos votos válidos. Em sétimo lugar, o vereador Pastor Walter (PTB) com 419 votos ou 1,15% dos votos válidos, seguido por Hudson Jeová (DC) com 153 votos o que corresponde a 0,42% dos votos válidos.

PESQUISAS -- Comprovando, mais uma vez, a seriedade com que conduz o jornalismo regional, o JORNAL DA SERRA GERAL contratou e publicou pesquisa eleitoral sobre a sucessão em Janaúba em sua última edição impressa, semana passada. Pela pesquisa do JORNAL DA SERRA GERAL, o candidato Zé Aparecido, do PSD, aparecia em primeiro lugar. Dimas Rodrigues, do MDB, em segundo e Handerson Miranda, PSL, em terceiro. E foi isso, exatamente o que as urnas mostraram na noite deste domingo, dia 15.

Apesar de duas outras pesquisas terem sido divulgadas naquele final de semana, a direção do JORNAL DA SERRA GERAL sabia que os números apresentados por elas não correspondiam com o cenário político do momento, devido, justamente à seriedade do Instituto Véritas, contratado pelo jornal para apurar a tendência de votos em Janaúba.

De acordo com o jornalista Fernando Lucas, diretor do JORNAL DA SERRA GERAL, “quando contratamos e divulgamos a pesquisa tínhamos a plena convicção da verdade apresentada, mesmo tendo sido questionado por alguns. Não iríamos colocar em risco 22 anos de história (idade do JORNAL DA SERRA GERAL em Janaúba), idoniedade e respeito ao leitor e à população janaubense com invencionismo ”, alega o jornalista Fernando Lucas.

Prefeito eleito de Janaúba, Zé Aparecido

Vice-prefeita eleita de Janaúba, Maria Aparecida


segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Resultado das urnas comprova pesquisa realizada pelo JORNAL DA SERRA GERAL e Zé Aparecido é eleito prefeito de Janaúba

 “Não iríamos colocar em risco 22 anos de história com pesquisa que não fosse séria e verdadeira”

JANAÚBA – Comprovando, mais uma vez, a seriedade com que conduz o jornalismo regional, o JORNAL DA SERRA GERAL contratou e publicou pesquisa eleitoral sobre a sucessão em Janaúba em sua última edição impressa, semana passada. Pela pesquisa do JORNAL DA SERRA GERAL, o candidato Zé Aparecido, do PSD, aparecia em primeiro lugar. Dimas Rodrigues, do MDB, em segundo e Handerson Miranda, PSL, em terceiro. E foi isso, exatamente o que as urnas mostraram na noite deste domingo, dia 15.

Apesar de duas outras pesquisas terem sido divulgadas neste final de semana, a direção do JORNAL DA SERRA GERAL sabia que os números apresentados por elas não correspondiam com o cenário político do momento, devido, justamente à seriedade do Instituto Véritas, contratado pelo jornal para apurar a tendência de votos em Janaúba.

Na parte de baixo do quadro, a pesquisa do JORNAL DA SERRA GERAL apresentava o candidato do PT, Augusto Wagner como quarto colocado; Marcus Soares, do Podemos em quinto e o atual prefeito Izaildon em sexto. Neste contexto as urnas mostraram uma variação, onde o candidato Marcus Soares foi quem ficou na quarta colocação; Izaildon em quinto e Wagner em sexto. Mas nestes casos, devido à margem de erro da pesquisa, esta variável poderia sim ser dada como certa. Ou seja, mesmo não estando nesta ordem, a pesquisa também acertou este cenário.

De acordo com o jornalista Fernando Lucas, diretor do JORNAL DA SERRA GERAL, “quando contratamos e divulgamos a pesquisa tínhamos a plena convicção da verdade apresentada, mesmo tendo sido questionado por alguns. Não iríamos colocar em risco 22 anos de história (idade do JORNAL DA SERRA GERAL em Janaúba)”, alega o jornalista Fernando Lucas.

Confira abaixo o resultado oficial apurado e divulgado pelo TSE e depois confira no gráfico o que o JORNAL DA SERRA GERAL previa que iria acontecer ao abrir das urnas.

A chapa Zé Aparecido/Maria Aparecida, do PSD, venceu as eleições obtendo 31,10% dos votos válidos. O resultado oficial e final foi divulgado às 22h41 deste domingo, dia 15, pela 147ª Zona Eleitoral de Janaúba.

Zé Aparecido venceu com 11.308 votos. Uma frente de 1.755 votos para o candidato a prefeito Dimas Rodrigues (MDB) que teve 9.553 votos (26,27% dos votos válidos). Handerson Miranda (PSL) ficou em terceiro lugar com 6.639 votos ou 18,26% dos votos válidos.

O advogado Marcos Soares (PODEMOS) ficou em quarto lugar com 3.238 votos o que representa 8,91% dos votos dados aos candidatos, superando o atual prefeito Carlos Izaildon Mendes (PSDB) que ficou em quinto lugar com 2.955 votos ou 8,13% dos votos válidos.

O vereador Augusto Wagner (PT) teve 2.095 votos ficando em sexto lugar com 5,76% dos votos válidos. Em sétimo lugar, o vereador Pastor Walter (PTB) com 419 votos ou 1,15% dos votos válidos, seguido por Hudson Jeová (DC) com 153 votos o que corresponde a 0,42% dos votos válidos.



quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Em Espinosa, Milton e Dra. Celi lideram pesquisa

ESPINOSA -- Em Espinosa, extremo Norte de Minas Gerais, aqui na região da Serra Geral de Minas, o atual prefeito Milton Barbosa  e sua Vice, Dra. Celi lideram as mais recentes pesquisas divulgadas no município.

Contratada pelo JORNAL DA SERRA GERAL (Lucas & Lucas Ltda, CNPJ: 03.244.197/0001-00), a pesquisa realizada pela empresa, Minas Pesquisas e Consultoria Ltda, foi realizada entre os últimos dias 3 e 5 de novembro.

Foram ouvidas 400 pessoas e a referida pesquisa tem uma margem de erro de 4,9% com um nível de confiança de 95%. 

A divulgação da mesma foi devidamente autorizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o Registro/TSE: MG-01422/2020.

O objetivo da mesma foi avaliar a opinião da população sobre as Eleições 2020. As pessoas entrevistadas moram na cidade há mais de um ano e são eleitores neste município.

NÚMEROS -- Pela pesquisa, Estimulada, o candidato Milton Barbosa, atual prefeito, aparece na frente em primeiro lugar com 51,25% das intenções de votos, seguido por Beto de Serafim com 27,25%. Em terceiro lugar estão os indecisos, aqueles que não sabem em quem votar ainda ou não reponderam aos questionamentos da pesquisa, com 13,00%. Em seguida vem o professor Valdir com 4,50% seguido pelos votos brancos ou nulos, que apresentam percentual de 2,50%, tendo na sequência o candidato PC Enfermeiro com 1,00%. Inês aparece com 0,50% das intenções de votos.

UNIVERSO -- A pesquisa foi realizada junto às pessoas que residem no município e que possuem idade igual ou superior a 16 anos e que possuem título de eleitor, ou seja, que votam no município. 

ENTREVISTAS -- Foram aplicadas 400 entrevistas estruturadas, com questões pertinentes aos objetivos traçados. 

CONFIANÇA -- Para este trabalho foi utilizado intervalo de confiança de 95% com uma Margem de erro de 4,9% 




segunda-feira, 9 de novembro de 2020

ELEIÇÕES 2020 JANAÚBA -- Mais recente pesquisa aponta Zé Aparecido na frente

JANAÚBA -- O JORNAL DA SERRA GERAL, com a costumeira exclusividade, divulga a mais recente pesquisa de opinião pública sobre a corrida eleitoral em Janaúba. A divulgação da mesma foi devidamente autorizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o Registro/TSE: MG-09525/2020.

Realizada entre os dias 6 e 9 de novembro, a referida pesquisa ouviu 503 eleitores  e possui uma margem de erro de 4,4% . A mesma foi realizada pelo Instituto Veritá Ltda – EPP e teve como contratante o próprio JORNAL DA SERRA GERAL: CNPJ: 03244197000100 - LUCAS & LUCAS LTDA.

O objetivo da mesma foi avaliar a opinião da população sobre as Eleições 2020. As pessoas entrevistadas moram na cidade há mais de um ano e são eleitores neste município .

NÚMEROS -- Pela pesquisa, Estimulada, o candidato Zé Aparecido (PSD-55) figura em primeiro lugar com 23,7% das intenções de votos, contra 22,7% de Dimas Rodrigues (MDB-15), empatados tecnicamente dentro da margem de erro. Em terceiro lugar vem o candidato do PSL-17, Handerson Miranda, com 18, 3%, seguido por Augusto Wagner do PT-13, com 4,4%; Marcus Soares, Podemos-19, com 3,4%; O atual prefeito Izaildon PSDB-45 figura na sexta colocação com 3%, seguido por Pastor Walter, PTB-14 e Hudson Jeová, do DC-27, ambos com 0,2% das intenções de votos.

Nesta pesquisa foi perguntado: “Mesmo que você não vote, mas quem você acha que será eleito o próximo prefeito de Janaúba?”. Mais uma vez o candidato do PSD, Zé Aparecido lidera a pesquisa com 24,1% contra 23,5% de Dimas Rodrigues, seguido por Handerson Miranda, 14,3%, Izaildon, 2,6%; Augusto Wagner, 2,0% e Marcus Soares, 1,2%.

UNIVERSO -- A pesquisa foi realizada junto às  pessoas que residem no município há mais de um ano e que possuem idade igual ou superior a 16 anos e que possuem título de eleitor, ou seja, que votam no município. 

ENTREVISTAS -- Foram aplicadas 503 entrevistas estruturadas, com questões pertinentes aos objetivos traçados. 

CONFIANÇA -- Para este trabalho foi utilizado intervalo de confiança de 95% com uma Margem de erro de 4,4% 

COLETA DE DADOS -- Foram feitas entrevistas pessoais com utilização de questionário eletrônico elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa, coletados através de tablets. As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores devidamente capacitados para a abordagem deste tipo de público. 

Controle de qualidade -- Após as entrevistas, os questionários foram filtrados, ocorrendo verificação por amostragem em 20% dos mesmos. Esta fiscalização se deu através de ligações e/ou visitas aos entrevistados, onde se abordava a veracidade de alguns itens coletados pelos entrevistadores, bem como a aplicação do mesmo.

INSTITUTO VERITÁ -- Trata-se do mais completo suporte para realização de pesquisas. Fundado em 1995, o Instituto Veritá tem experiência em pesquisas“mercadológicas, governamentais e políticas eleitorais. Já foram mais de 100 pesquisas eleitorais realizadas pelo Instituto Veritá, o que demonstra seriedade e credibilidade do mesmo.













domingo, 8 de novembro de 2020

Janaúba ganha mais de 500 mudas de diversas espécies de árvores com o projeto “Semeando o Verde no Vale do Gorutuba” do Lions Clube local

Agradecimento do Presidente do Lions, Vito Warken


JANAÚBA -- Mais uma vez, o Lions Clube de Janaúba, cumprindo seu papel social dentro da comunidade, realizou sua tradicional campanha de plantio de árvores: “Semeando o Verde no Vale do Gorutuba”. Desde a sua fundação, há cerca de 52 anos, o Lions janaubense sempre se prestou a realizar campanhas de plantio de árvores, tendo uma grande parcela de contribuição na arborização de toda a cidade.

Este ano, assim como os demais, as parcerias com outras entidades e órgãos públicos do município foram fundamentais para o sucesso do evento que ocorreu na manhã deste domingo, dia 8.

Parceiros deste projeto: Policias Militar e Civil,tendo, inclusive a delegada regional, Márcia Miguel Meira, plantado e adotado uma das mudas. Prefeitura, através do Codema, Associação de Motocross Ostentação 299, Associação Kasca “Groça” (Com Ç mesmo), Sertap, Bicicros (representante Adriana). Comissão de Meio Ambiente do Lions (Eduardo Sales,Geraldo Alves, Aguinaldo Santos, Arnaldo e Vania Batista, Idelcio Batista,bem como todos os demais membros do clube); ambientalista Luizão; Associação Kuruatuba; Rádio Torre FM, através do radialista (José Ambrosio) e JORNAL DA SERRA GERAL (através do jornalista Fernando Lucas, que também é membro do Lions Clube de Janaúba)..

A parte da cidade escolhida em 2020 para receber as mais de 500 mudas, de diversificadas espécies, foi o trecho urbano da Avenida Edilson Brandão Guimarães (Beira Rio), nas imediações da Praia do Copo Sujo.

Foram cerca de 30 espécies distintas de árvores, inclusive algumas frutíferas, como por exemplo, Angelim-amargoso, Araçá, Aroeira, Aroeirinha-de-brejo, Barú, Cagaita, Canafístula, Caraíba-amarela, Caroba, Cedro, Chichá, Ingá, Ipê-amarelo, Ipê-branco, Ipê-roxo, Jambo, Jamelão e Jatobá. 

Para o atual presidente do Lions Clube janaubense, o industrial Vito Warken, que pela segunda vez assume esta função (a primeira gestão se deu no Ano Leonístico 2011/2012), este projeto e o envolvimento da sociedade em torno dele foi muito gratificante para a instituição Lions, “mas, principalmente para o ecossistema de Janaúba e toda sua população que poderá usufruir no futuro os benefícios desta campanha”, disse ele, satisfeito ao agradecer a participação de todos os envolvidos.

O empresário Eduardo Sales,que preside a Comissão de Meio Ambeinte do Lions neste Ano Leonístico 2020/2021 e responsável pela mobilização em torno deste projeto, destacou ser importante o envolvimento da sociedade em “prol do nosso meio ambiente e isto o Lions vem fazendo há muito tempo, ajudando com plantios de árvores anualmente. Sou capaz de afirmar que cerca de 80 das árvores plantadas na cidade tem, de alguma forma, a participação do Lions Clube e seus parceiros”, disse ele, também agradecido a todos que participaram e ajudaram no sucesso deste plantio.

Pessoas convidadas, além dos parceiros envolvidos, assim como os membros do Lions, ao plantarem suas mudas, assinaram um documento, termo de compromisso para cuidarem das mesmas, como uma adoção. assim, espera os organizadores, al´me de envolver ainda mais a comunidade, serve como garantia de que as mudas vinguem e se transformem em belas árvores no futuro.

FOTOS: Gallego e Fernada Colombo Lucas. FILMAGEM: Fernanda Colombo Lucas

Delegada regional, Dra. Márcia Miguel Meira



















VÂNDALOS DESTROEM PATRIMÔNIO PÚBLICO EM JANAÚBA

EQUIPAMENTOS DA ACADEMIA DA SAÚDE DO RESIDENCIAL JARDIM DAS ACÁCIAS É ARRANCADO, JOGADO NO LIXO E INCENDIADO JANAÚBA (Oliveira júnior) -- U...