O momento em que vivemos é
delicado. Muitas pessoas e empresas começam a sentir os efeitos do isolamento
social em seus negócios. Afinal, sem ter quem possa comprar, não há como vender
e, assim, um ciclo se cria. A pandemia do COVID-19, chegou ao Brasil em
fevereiro e, de lá para cá, muitas medidas têm sido tomadas em diversas esferas
para preservar, acima de tudo, a vida das pessoas.
Para estudar cenários e
buscar soluções para os cooperados, o SicoobCredigerais instaurou, em meados de
março, o Comitê de Gestão de Crise para o COVID-19. o comitê tem por intuito
orientar aos empregados da cooperativa sobre determinações dos órgãos pelos
quais somos regidos e decretos municipais das cidades em que atuamos, além de
transmitir informações sobre cuidados, prevenção e apoio emocional.
O acompanhamento das
alterações de decretos municipais em sido feito de forma dinâmica e as novas
determinações repassadas aos colaboradores e cooperados tempestivamente pelo
Comitê de Gestão de Crise para o COVID-19.
Linhas de crédito -- Para
sanar as necessidades financeiras dos cooperados neste momento, o
SicoobCredigerais utilizou como metodologia de classificação de impacto da
carteira de crédito o nível de exposição da atividade econômica ao COVID-19,
classificados como exposição alta, moderada e baixa.
Ao analisar todo o quadro
social ativo da cooperativa, foram definidas duas linhas emergenciais: capital
de giro e folha de pagamento. A primeira possui prazo de 36 meses (incluindo
carência) e teto de até R$ 200 mil por CPF, CNPJ ou grupo econômico. Já a
segunda possui prazo de 24 meses e teto de acordo com a Guia de Recolhimento do
FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP) da empresa).
Outras medidas -- Desde
a instauração do Comitê de Gestão de Crise para o COVID-19, o SicoobCredigerais
adotou diversas medidas para blindar a saúde física e financeira de todos os
seus cooperados, bem como da própria cooperativa e também das instituições
parceiras.
Confira a seguir quais foram
as medidas tomadas para os empregados, cooperados e a comunidade em geral: Uso de máscara por todos os colaboradores; Acesso ao interior das agências limitado a cinco pessoas por vez; Higienização dos pontos de contato nos PAs com álcool 70%; Disponibilização de álcool em gel 70% a quem entrar em uma agência; Prorrogação de prazos de vencimento de empréstimos e financiamentos em até 90 dias; Renegociações de operações de crédito vencidas e a vencer; Redução de taxa de antecipação Sipag para 1,8% a.m.; Redução da taxa de administração dos consórcios em 10%; Doações mensais a instituições filantrópicas das cidades em que atuamos: ANMECC, APAE, Associação Mantenedora da Guarda Mirim de Janaúba, CONSEP, COMASP, PMMG e Sociedade São Vicente de Paula; Doações de recursos ao Rotary Club de Paracatu e à Polícia Militar de João Pinheiro (confira matéria ao lado); Sorteio de 180 bolsas de estudo parciais aos cooperados, cujo benefício pode chegar a R$ 1,1 milhão em 2020; Manutenção dos investimentos nos programas educacionais Interacoope e Ifisi.