JAÍBA -- Numa parceria entre a Emater e a Prefeitura de Jaíba, foi realizado no Projeto Jaíba, nesta quarta-feira, 22 de setembro, um Dia de Campo sobre a mandioca no semiárido, com tecnologias e novas variedades aplicáveis na região Norte de Minas. O objetivo foi o de apresentar aos produtores, variedades destinadas ao consumo de mesa e para a indústria. As variedades foram desenvolvidas pela Embrapa Cerrados e cultivadas em áreas de pequenos produtores do Projeto Jaíba, com assistência técnica da Emater.
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer técnicas de cultivo, manejo, tratos culturais e irrigação da mandioca de mesa. E ainda, as novas variedades para mesa e indústria, tudo dentro de uma pesquisa participativa, aplicada direta no campo, ou seja, pronta para ser utilizada pelo produtor. Foi abordado durante o evento, temas como mercados institucionais, que dão ao produtor uma garantia de venda com preço fixo.
As apresentações que foram realizadas por pesquisadores da Embrapa e Extensionistas da Emater, também trataram das características nutricionais da mandioca e degustação. As variedades experimentadas também podem ser plantadas em áreas de sequeiro. O Prefeito Reginaldo Silva, foi representado no evento pela Secretária de Agricultura, Thuane Moreira e da Agricultura Familiar Ariana Ferraz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário