domingo, 30 de maio de 2021

Janaúba articula união e transformação dos hospitais da cidade

 JANAÚBA --O secretário municipal de Saúde de Janaúba, Helvécio campos Albuquerque, para tentar entender os princípios que o município terá que enfrentar, após uma normativa do Ministério da Saúde que diz: “Ou a cidade tem um hospital de grande porte, mantido de forma tripartide (União, Estado e município) ou terá um HPP (Hospital de Pequeno Porte), realizou uma Oficina com os envolvidos. 

De acordo com ele, os hospitais de pequeno porte são extremamente onerosos aos cofres públicos municipais e não serão mais financiados, cabendo aos municípios este papel. E Janaúba, como ele afirma, “não tem condições de financiar mais nada, quanto mais um hospital”. Diante disso, é necessária a transforma~~ao dos hospitais locais em Hospitais de Grande Porte.

Esta integração dos dois hospitais junto com a atenção primária do município é fundamental para o bom andamento da saúde pública local. E esta primeira reunião/oficina, visando o planejamento das ações do setor, transformando os hospitais, do ponto de vista técnico, preparados, bem como do ponto de vista econômico, foi de fundamental importância.

Participaram dsta Oficina, entre outros, além do secretário de Saúde, Helvécio Campos Albuquerque; o prefeito José Aparecido Mendes Santos, que abriu os trabalhos; o chefe de Gabinete Juscélio Rodrigues e os diretores dos dois hospitais, Neurisvaldo Teixeira Santos, Hospital Regional e Bruno Ataíde, Fundajan. Também Juliana Amélia da Silva Mendes, diretora da Atenção Primária; Silvana Magda Ferreira de Oliveira, diretora assistencial do Hospital Regional e Ane Valéria do Nascimento, diretora administrativa e assistencial do Hospital Fundajan.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VÂNDALOS DESTROEM PATRIMÔNIO PÚBLICO EM JANAÚBA

EQUIPAMENTOS DA ACADEMIA DA SAÚDE DO RESIDENCIAL JARDIM DAS ACÁCIAS É ARRANCADO, JOGADO NO LIXO E INCENDIADO JANAÚBA (Oliveira júnior) -- U...