Devido ao aumento incomum em algumas regiões do município, o secretário decidiu vir a público para fazer um apelo aos porteirinhenses
PORTEIRINHA (Por Thiago Martins) -- O secretário de Saúde do município de Porteirinha, Djalma Antunes, fez um vídeo na última sexta-feira, dia 09 direcionado à população alertando sobre o alarmante aumento nos números de contaminações registradas nas regiões da Vila Alto Jatobá e no distrito de Mocambinho. No referido vídeo, que foi divulgado nas redes sociais da prefeitura, o secretário aparece com semblante de preocupação e faz um apelo de que é preciso alertar sobre um surto de transmissão de Covid-19 nas comunidades de Alto Jatobá e Mocambinho.
Segundo o secretário, nestas localidades foram registrados números altos de pessoas infectadas. “Então eu apelo para que as pessoas não deixem de utilizar máscaras e faça todo o tempo a devida higienização das mãos, seja as lavando com água e sabão usando álcool em gel. E o mais importante de tudo, se você tiver com algum sintoma gripal procure a UBS, não fique circulando, evite sair de casa e faça a quarentena conforme as orientações dos profissionais de saúde”, atesta preocupado o secretário de Saúde de Porteirinha, Djalma Antunes.
Ele ainda avisa que a irresponsabilidade de uma pessoa pode afetar muitas outras e desabafa: “circular pela a cidade sabendo que está infectado é crime”, citando os artigos 267, 268,131,132 do Código Penal Brasileiro, onde a punição é a prisão de um a quatro anos.
O secretário concluiu o seu apelo dizendo: “E, se você souber de pessoas infectadas circulando pela a cidade, denunciem à Secretaria de Saúde pelo o telefone 9.9978-5938 ou à Polícia Militar. Ele se despede, em seu vídeo, dizendo contar com a colaboração de toda população de Porteirinha”.
CASOS -- De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado na cidade, o número de casos confirmados é de 1.499 pessoas e os óbitos confirmados: 42 pessoas.
VACINA -- Porteirinha já recebeu 7.545 doses da vacina, aplicou 5.992 doses. Destas, 1.173 doses foram aplicadas nos profissionais de saúde (681 receberam a primeira dose e 492 a segunda). Também em 46 idosos que vivem em casas de repouso que já foram imunizados com as duas doses da vacina. Os idosos acima de 66 anos somam 4.725 doses (3.770 tomaram a primeira dose e 955 a segunda) e os Quilombolas também receberam as doses. Segundo a prefeitura municipal cerca de 10% da população já foi imunizada com a primeira dose.
No último domingo dia 11 a Santa Casa e Hospital São Vicente de Paulo, único hospital de Porteirinha, anunciou que chegou novamente a lotação máxima de leitos na ala da Covid-19. Essa é a terceira vez que isso acontece na Santa Casa. A primeira vez que houve superlotação foi no mês de fevereiro (dia 26), e em menos de 30 dias os leitos se esgotaram novamente no dia 13 de março. Atualmente o hospital dispõe de 12 leitos de enfermaria e cinco leitos de UTI, salientando que a instituição não atende apenas a cidade de Porteirinha, também acolhe pacientes oriundos dos municípios vizinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário