sexta-feira, 17 de julho de 2020

Moradores se unem para impedir construção da Apac em bairro residencial

JANAÚBA -- Polêmica a vista. Moradores dos bairros Joaquim Bispo e Isaias Pereira estão preocupados com a possibilidade de construção, naquelas imediações da Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), na cidade de Janaúba. Principalmente os moradores do novo Residencial Joaquim Bispo. Eles alegam terem se mudado para o bairro sem o conhecimento prévio desta instalação, e que nao houve audiência pública.

Um grupo de moradores se uniu, no sentido de tentar reverter esta situação, já tendo em seu poder, inlcusive, um abaixo assinado (FOTO), contendo mais de 500 assinaturas, inclusive com moradores dos outros bairros adjacentes, como Algodões, Ribeirão do Ouro e Residencial Pedro Alexandre, que também se manifestaram contrários à construção da Apac ali.


Segundo Alberth Johnatan Silva Barbosa, morador do Joaquim Bispo e membro do grupo criado pelos moradores, a área doada pela prefeitura e escolhida para a construção da Apac era para ser, na verdade, destinada a área verde do bairro. “Pelo menos deveria ser esta a destinação correta para uma área verde do município", disse ele, ressaltando que os moradores esperavam se tratar de uma área de laser do logradouro, com lago, parque para as crianças entre outras atividades para o conforto dos moradores. “E agora nos chega a informação desta implantação de uma Apac ali, o que nos causou estranheza”, atesta Johnatan Barbosa.

Um documento, com o abaixo assinado anexado, intitulado de “Nota de Repúdio”, foi elaborado pelos moradores e entregue a autoridades judiciais, onde em trecho afirma que aquele local é puramente residencial e “nenhum morador deseja por perto uma instituição onde os indivíduos privados de liberdade, estarão soltos”.

Outra preocupação dos moradores é desvalorização dos imóveis ali erguidos, já tendo alguns moradores mudado e outros estão querendo vender seus lotes, como nos conta Johnatan. Mas ele deixa claro, assim como os moradores, que a Apac é de relevância e útil para o município. A discordância está, justamente, no local onde pretendem erguer o prédio. “A construção dividirá muro com uma creche, onde crianças entre 0 e cinco anos frequentam, o que é uma outra grande preocupaçaõ de diversos pais”, dizem os moradores. Eles querem que a prefeitura encontre um outro local para esta construção.

Nós, moradores, juntamente com a Imobiliária do loteamento, estamos, inclusive, dispostos a adquirir um terreno em um novo local, mais apropriado para passar à municipalidade e resolver a questão”, disse Johnatan, que confirma uma reunião na Câmara Municipal nesta terça-feira, dia 21, quando o grupo de moradores estará com vereadores, representantes do Poder Judiciário e Poder público para tratar do assunto.

APAC -- As Apacs buscam dar às pessoas privadas de liberdade uma oportunidade de ressocialização. Nas unidades são oferecidas oficinas profissionalizantes e ensino básico. Além disso, a Apac é diferente do presídio. Nelas, não contém agentes de segurança, os detentos contêm as chaves dos portões e contato direto com a cozinha e o pátio.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

VÂNDALOS DESTROEM PATRIMÔNIO PÚBLICO EM JANAÚBA

EQUIPAMENTOS DA ACADEMIA DA SAÚDE DO RESIDENCIAL JARDIM DAS ACÁCIAS É ARRANCADO, JOGADO NO LIXO E INCENDIADO JANAÚBA (Oliveira júnior) -- U...