CRISTÁLIA (Por Fernando Lucas) – Depois de ter sido um dos prefeitos eleitos mais jovens do país em 2020, quando venceu as eleições em Cristália, Norte de Minas, com apenas 22 anos de idade (completados semanas antes do pleito em outubro. Ele nasceu em 22 de setembro de 1998), Jairo de Matos Borges Júnior, ou Jairo Júnior se tornou o prefeito reeleito mais jovem do país nestas últimas eleições.
Com 2.107 votos (48,72%), e agora com 26 anos de idade, ele venceu seus oponentes, o experiente Tiquim, 2.093 votos (48,39%) e Cida do Paiol: 125 votos (2,89%), recebendo o aval da população para dar sequência ao bom trabalho que vem sendo desenvolvido no município.
A eleição na cidade teve 17,21% de abstenção, 0,92% de votos brancos e 1,69% de votos nulos.
O resultado das Eleições Municipais de 2024 em todo o Brasil apresenta um rejuvenescimento das pessoas escolhidas para ocupar as funções de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Segundo informações obtidas no Portal de Dados Abertos do Tribunal Superior Eleitoral (PDA/TSE), a faixa etária abaixo dos 39 anos foi a que mais cresceu entre os eleitos.
Segundo
especialistas, a participação política dos jovens traz uma energia renovadora à
democracia. No Brasil, 42% do eleitorado é composto por jovens, o que evidencia
a importância do engajamento da Juventude na construção dos municípios e de um país
melhor.