Uma linda e encantadora história de amor com quem ali passou e os que nela ali estão
Jornalista
MATO VERDE -- A Escola Estadual Eduardo Frieiro comemorou no último dia 19 de Agosto de 2022, 70 anos de história, trabalho e dedicação ao corpo docente e discente do Município de Mato Verde-MG. Foram dois dias de comemoração, com realização de Santa Missa na Igreja Matriz de Santo Antônio, desfile abrilhantado com a fanfarra de alunos da própria Escola Eduardo Frieiro, pelas ruas da cidade, finalizado com os parabéns para a Eduardo Frieiro cantado em palco montado em frente à Escola. No dia 20 de agosto, para finalizar com ‘chave de ouro’ as comemorações, foi realizada uma grande confraternização entre os servidores e ex-servidores da Escola.
A Escola Estadual Eduardo Frieiro foi fundada em 1892, com o nome de Escolas Reunidas. Em 18 de Agosto de 1952 passou a ser chamada de Grupo Escolar Eduardo Frieiro, nome escolhido pela Superintendência Estadual de Ensino, em Belo Horizonte. Em 1980 foi inaugurado o novo prédio, com 12 salas, secretaria, biblioteca, cantina, pátio e banheiro, situado à rua Odilon Pinheiro da Cruz, 52, Bairro São Tiago.
Nesses 70 anos de Fundação, a Escola passou por vários diretores: José Américo Barbosa, Zulmira Santos, Ana José Silveira Freitas, Guiomar Landy de Brito e Freitas, Maria Madalena Prates Xavier, Maria Sales Mendes Prates e atualmente Maria Edileda Camargo. A Escola atende 425 alunos do 1º ao 9º“Ano do Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino e seu quadro funcional é composto por 62 Servidores.
A atual diretora é Maria Edileda, que há 22 anos responde na pasta da Diretoria da Escola Estadual Eduardo Frieiro. Ela salienta a emoção de ter participado dos 70 anos de história: “Comemorar o aniversário da nossa Escola para mim, é uma honra. E viver para estar presente nesse momento tão especial onde passamos por momentos difíceis de Pandemia, onde os alunos e professores ficaram distantes, e com o retorno, sentimos a necessidade de fazer essa linda festa envolvendo toda a comunidade escolar, alunos, pais e responsáveis por alunos, servidores, ex-servidores e toda a comunidade matoverdense. Foi muito gratificante o resultado, tenho muita gratidão pela contribuição de todos”.
A professora da Escola e presidente da Comissão Organizadora deste grande evento de Comemoração aos 70 anos, Josiany Antunes Lopes falou sobre o que é fazer parte desse momento histórico da Escola: “É com muita emoção que falo da Escola Estadual Eduardo Frieiro, pois foi nela que estudei durante minha infância e adolescência. Hoje sou servidora há aproximadamente 16 anos, e hoje o meu filho Théo de 7 anos de idade é aluno da Eduardo Frieiro. Uma Escola de muitas gerações, oferecendo amor e educação de qualidade a todos que por ela passam.
A ex-servidora da Escola Estadual Eduardo Frieiro, Maria Aparecida Barbosa, carinhosamente conhecida como Dona Zinha, tem história dentro da Eduardo Frieiro. Trabalhou como Auxiliar de Serviços Gerais nessa Escola por 30 anos, longos anos dedicados ao trabalho com muito amor à Escola e a todos que por ela ali passaram. Muito feliz e satisfeita aos 83 anos de idade, Dona Zinha participou do lindo desfile em Homenagem aos 70 anos da Escola Eduardo Frieiro na última sexta-feira, 19 de Agosto.
“A Escola Eduardo Frieiro foi e é para mim, minha referência de vida e amor. Todos os meus filhos estudaram nela e eu com muita alegria trabalhei por 30 anos nessa querida Escola. É uma emoção muito grande pra mim poder participar deste lindo desfile e das comemorações dos 70 anos da Eduardo Frieiro. Lá eu trabalhei, venci na vida e fiz várias amizades, não só com os servidores mas com os alunos que eram tudo para mim. Tratava-os como se fossem meus filhos e até hoje sou agradecida por eles quando os encontro. Não foram 30 anos de trabalho apenas, foram 30 anos de amor. Sou muito grata a Escola. Obrigada Eduardo Frieiro por tudo”, emocionada salientou a ex-servidora, Dona Zinha.
A educação da Escola Estadual Eduardo Frieiro tem como base a Educação Geral do educando como cidadão crítico, consciente, tendo em vista a qualidade de vida e relações sociais, formando um Cidadão ético e politizado, e principalmente fortalecer laços de família, solidariedade e amor ao próximo. “Por essas e outras razões por ser uma Escola referência em Mato Verde e região, foi realizada essa tão importante e merecida Homenagem aos 70 Anos da Escola Estadual Eduardo Frieiro.
Parabéns Eduardo Frieiro, a nossa querida Escola!
Nenhum comentário:
Postar um comentário