sábado, 4 de junho de 2022

Governo Federal inaugura 1ª etapa de obras de modernização do Projeto de Irrigação Gorutuba

JANAÚBA -- O Governo Federal, por meio da Codevasf, inaugurou nesta quinta-feira (2) a 1ª etapa de canalização do Projeto de Irrigação Gorutuba, situado em Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerais. O ato ocorreu durante a programação da Expô Janaúba, onde a Codevasf mantém um estande para apresentação de ações e projetos realizados em Minas Gerais. Participaram do ato de inauguração o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira; o superintendente da Companhia em Minas Gerais, Marco Camara; o senador Carlos Viana; e o deputado federal Diego Andrade, além de autoridades locais e profissionais da Codevasf.

"Como empresa executora do Governo Federal, a Codevasf está empenhada em buscar soluções para resolver problemas de desperdício de água no Norte de Minas Gerais. Com os investimentos na modernização do Gorutuba, a empresa cumpre esse compromisso. Já estamos providenciando os recursos necessários para execução da segunda etapa da obra, o que trará grandes benefícios para os produtores e para o meio ambiente", ressaltou Marcelo Moreira.

A obra de canalização promove segurança hídrica para o Projeto Gorutuba, evita desperdício de água, aumenta a eficiência da distribuição da água na área irrigada e elimina problemas de drenagem. A estrutura melhora as condições de produção e de produtividade, o que favorece a segurança alimentar, econômica e social da região.

A primeira etapa dos trabalhos de modernização do projeto de irrigação envolve a substituição de parte da rede de canais e acéquias abertos por tubulação, além da implantação de um sistema automatizado de controle de canal e tubulação. Os investimentos são de R$ 54,9 milhões. A tubulação da primeira etapa de obras corresponde a mais de 44 quilômetros. As ações de modernização do Projeto Gorutuba permitem economia de água, redução de custos de energia e ampliação da área irrigada.

PROJETO GORUTUBA -- Localizado em Nova Porteirinha (MG), o Projeto Gorutuba possui 4,8 mil hectares de área irrigável e destaca-se na produção de itens como banana e uva. A infraestrutura do projeto é composta por cerca de 130 quilômetros de canais, 320 quilômetros de estradas, 136 quilômetros de drenos e um dique para proteção contra enchentes do rio Mosquito. Em 2021, o valor bruto de produção do projeto foi de R$ 109,5 milhões, com 59,8 mil toneladas de itens agrícolas produzidos.









VÂNDALOS DESTROEM PATRIMÔNIO PÚBLICO EM JANAÚBA

EQUIPAMENTOS DA ACADEMIA DA SAÚDE DO RESIDENCIAL JARDIM DAS ACÁCIAS É ARRANCADO, JOGADO NO LIXO E INCENDIADO JANAÚBA (Oliveira júnior) -- U...