JANAÚBA -- Revolta. Esta foi a tônica da reunião envolvendo artistas que apresentaram projetos à Lei Aldir Blanc em Janaúba e que ainda não receberam os recursos, ocorrida na tarde/noite desta sexta-feira, dia 5, na Câmara Municipal.
Organizada pelo presidente daquela Casa de Leis, vereador Ramon Alexandre Araújo, que é músico, a referida reunião serviu para que os envolvidos com os projetos apresentados tomassem conhecimento dos trâmites na prefeitura que estariam emperrando a distribuição (pagamento dos projetos) dos recursos federais, que ultrapassam os R$ 500 mil.
Cerca de 40 pessoas compareceram à Câmara e puderam ouvir do vereador Ramon Alexandre o que estaria causando a recusa da atual administração em resolver o impasse. Ele explicou que, a partir da apreciação da nova Comissão criada pela gestão para averiguar os casos e a consequente apresentação, por parte dela, de problemas, principalmente nos Editais, a prefeitura decidiu por suspender os pagamentos e sujeitar à apreciação do Ministério Público os fatos para nova tomada de decisão.
Esta decisão revoltou os artistas, uma vez que para eles estava tudo ok. Alguns se manifestaram chateados, se dizendo humilhados e mostraram o parecer da administração passada e publicação no site da prefeitura dando conta da aprovação dos mais de 100 projetos. Porém, a Comissão atual detectou problemas em pelo menos 29 projetos, o que não os credenciaria a receberem os recursos. E aí surgiu outro questionamento por parte dos artistas; "Porque não pagar os projetos aprovados em segunda avaliação, agora".
Sem a presença de representação por parte do Executivo, esta, entre outras indagações ficaram sem respostas. Diante disso, o vereador Ramon Alexandre organizou a efetivação de uma comissão dos artistas para tentarem uma nova rodada de conversas com o Poder Executivo e também com o Ministério Público, no intuito de "desatar os nós", disse ele.
A primeira reunião desta comissão dos artistas está marcada para acontecer nesta próxima segunda-feira, dia 8, na própria Câmara Municipal para definirem os rumos a seguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário